Os negócios globais da Huawei (Carrier, Enterprise e Consumer) geraram receita da US$ 75.1 bilhões em 2016, um aumento de 32% em relação a 2015. O lucro líquido foi de US$ 5,3 bilhões, com aumento de 0,4%. Ao longo do ano, a Huawei investiu US$ 11 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.
Três segmentos de negócios da companhia registraram crescimento significativo. O Carrier BG gerou US$ 41.8 bilhões em receita, uma alta de 24%. O foco em transformação digital e novas oportunidades em nuvem, vídeo e Internet das Coisas, foi responsável por uma grande porção deste crescimento.
O Enterprise BG gerou US$ 5.9 bilhões em receita, um aumento de 47%. Em particular, esta área forneceu infraestrutura de TIC para apoiar a transformação digital das principais indústrias verticais, incluindo finanças, energia, órgãos governamentais e segurança pública. E o Consumer BG da Huawei fabricou 139 milhões de smartphones em 2016 e divulgou uma receita anual de US$25.9 bilhões, uma alta de 44%.
Repartição regional
A China ainda é o principal motor de crescimento da Huawei e o maior mercado, com as receitas crescendo 41%, para CNY 236,5 bilhões, e representando 45% do volume de negócios total.
EMEA, o segundo maior mercado, viu a receita aumentar 22,5%, para CNY 156,5 bilhões, representando 30% da receita. A receita na Ásia-Pacífico aumentou 36,6%, para CNY 67,5 bilhões. A região representou 13% de sua receita no ano passado.
As Américas registraram crescimento de 13,3%, com receita de CNY 44,1 bilhões, representando 8,5% do volume de negócios da Huawei.