A BRF está internacionalizando a assistente virtual, Flor do RH, que utiliza inteligência artificial e machine learning para o atendimento aos colaboradores de cinco países no Oriente Médio (Omã, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait). Via WhatsApp, mais de dois mil funcionários passam a contar com apoio do chatbot, que oferece respostas para mais de 680 perguntas divididas em 59 temas mapeados pela área de Gente nestas localidades e está disponível 24 horas por dia, sete dia por semana, no idioma inglês.
Como mais uma evolução da plataforma, no Brasil, além de seguir cumprindo um papel crucial para fornecer informações de prevenção à Covid-19, que incluiu o procedimento de check-in dos colaboradores e envio de comprovante de vacinação via celular, a Flor do RH passou também a receber documentação para agilizar a comunicação da licença parental, permitindo que os funcionários informem rapidamente o nascimento e/ou adoção de filhos e a inclusão como dependentes para inserção no programa de benefícios. Outro item que o funcionário BRF passou a ter acesso com poucos toques é o recebimento da carta de margem consignável para operações financeiras.
No Brasil, a assistente virtual faz em média 100 mil atendimentos por mês, que vão desde questionamentos que podem ser enviados por voz e texto a serviços transacionais, que permitem solicitar holerites, cartão de ponto, comprovante para o imposto de renda, relatório de coparticipação do plano de saúde, entre outros.
Clayton Farina, gerente de área de Gente no Centro de Serviços Compartilhados da BRF e líder do projeto, explica que, em três anos de operação no Brasil, a assistente virtual evoluiu para ser capaz de responder mais de 22 mil perguntas, englobando cerca de 50 temas, e já foi utilizada pelo menos uma vez pela maioria dos funcionários brasileiros.
Ainda de acordo com Farina, todas as unidades e áreas da empresa têm acesso aos índices de consulta, e quando é identificado um número expressivo de atendimentos iniciados e não concluídos, a área de Gente local reforça a comunicação e promove novos treinamentos para que a ferramenta seja acessível para todos.