Fundada em 2010 com a missão de contribuir para o desafio da lacuna sanitária no Brasil, a AEGEA tornou-se uma das maiores empresas de saneamento nacional, apoiada em um agressivo plano de aquisições. Com os novos projetos e concessões, porém, o volume de dados da companhia aumentou exponencialmente, tornando mandatório o gerenciamento adequado dessas informações.
O investimento na atualização de seu ambiente tecnológico foi decisivo para apoiar o forte crescimento da operação, que hoje conta com quase 130 unidades de atendimento em 12 estados e atinge 8,9 milhões de pessoas no país.
Gargalos tecnológicos como lentidão no tempo de resposta, ausência de redundância (abordagem essencial para evitar interrupções do sistema com a indisponibilidade do site principal) e, consequentemente, indisponibilidade frequente do servidor, sobretudo nos fechamentos contábeis mensais, dificultavam os planos de expansão da AEGEA. Era comum que o ambiente atingisse sua capacidade total em horários de pico, o que fazia com que o processo de billing demorasse horas para ser concluído.
Para conseguir atender às novas demandas do mercado sem impactar negativamente sua complexa operação, a companhia de saneamento iniciou em 2017 um projeto de ampliação da infraestrutura de TI com a V8 Consulting, integradora de soluções para nuvem. A estratégia foi substituir o Exadata Cloud at customer Gen1 por uma plataforma de processamento Oracle Exadata Database Machine X8M-2 (Quarter Rack), com Intel Optane DC Persistent Memory, de alto poder computacional.
Com isso, foi possível melhorar o desempenho das principais atividades da operação, reduzindo em cinco vezes o tempo do processo de billing, a principal rotina da companhia. Outro benefício foi a otimização de recursos, já que os colaboradores, que tinham que acompanhar as horas de processamento, puderam ser direcionados a atividades mais estratégicas.
Além da performance, da estabilidade e da segurança propiciadas pela instalação da nova configuração, a criação da contingência na Oracle Cloud permitiu ganho de resiliência para o ambiente e elevou a disponibilidade dos dados.
Com a contingência na nuvem pública da Oracle, além de contar com o benefício do ambiente produtivo replicado e seguro em outro site, abrem-se diversas oportunidades para a inovação tecnológica, como, por exemplo, o uso de machine learning, analytics e big data, melhorando ainda mais a eficiência operacional da AEGEA.
"A V8 Consulting, junto com a Oracle, buscou a solução ideal para o projeto ser aprovado. O trabalho vai além de fornecer equipamentos. Com comprometimento, a equipe acompanha toda a nossa operação para garantir o nosso melhor desempenho", afirma Eduardo Portes, gerente de TI da AEGEA.
Dados ultravelozes
A substituição do Exadata Cloud at Customer Gen1, com apenas 16 núcleos de processamento, por uma plataforma Oracle Exadata Database Machine XB-2 (Quarter Rack) com 96 cores, equipado com Intel Optane Memory, aumentou significativamente a capacidade de processamento de dados da AEGEA. Com isso, hoje os usuários da plataforma conseguem fazer pesquisas em suas bases de dados e obter respostas com uma velocidade 40x maior do que com as soluções anteriores. A migração para a nova plataforma, conduzida pelo time de projetos da V8 Consulting, trouxe rapidamente ganhos de desempenho nas unidades de negócios e no processamento do billing da companhia.
Além da performance dinamizada das rotinas, a atualização aumentou da eficiência operacional durante os fechamentos e trouxe maior resiliência do ambiente com a contingência em nuvem pública. A adoção do licenciamento ilimitado, diferentemente do estático usado pela AEGEA, também foi um diferencial para o desempenho da autarquia. A proposta da V8 atendeu às demandas de crescimento e dos novos projetos sem exigir investimentos não previstos, por meio de aquisição de licenças.
Com este novo modelo, a AEGEA não precisa mais planejar e cotar novos equipamentos com antecipação, podendo aumentar sua infraestrutura conforme a necessidade muito rapidamente. A empresa estima um ganho de 90% em time to market, ou seja, tempo necessário para a entrada em uma nova operação, que demandaria expansão de sua capacidade computacional.
"Tem sido uma experiência incrível apoiar a Aegea no processo de transformação do negócio através da tecnologia. A AEGEA está em franco crescimento. Por isso, a V8 garantiu que ela teria previsibilidade de custos, escalabilidade e continuidade na entrega de performance através da solução Oracle", explica Graci de Melo, diretora de vendas, marketing e alianças da V8 Consulting.
Para Eduardo Braz Ferreira, vice-presidente de infraestrutura de vendas da Oracle, trajetória de digitalização da Aegea se confunde com a própria história de modernização do mercado de utilities. "A Aegea, como maior empresa privada de saneamento do Brasil, tem um papel fundamental na melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas", completa José Eduardo Braz Ferreira, vice-presidente de infraestrutura de vendas da Oracle.