Apesar da decisão do eBay de fazer a separação (spin-off) do Skype, seu serviço de telefonia de voz sobre IP (VoIP), problemas relacionados a direitos de licença de uso vêm atrapalhando o processo.
De acordo com o site The Deal.com, especializado em negócios na área de tecnologia, a empresa de serviços de VoIP está sendo acusada pela Joltid, que fornece a licença para o uso da tecnologia de comunicação ponto a ponto utilizada pelo Skype, de ter quebrado o acordo de licenças feito entre as duas empresas.
A discussão foi evidenciada em documento apresentado pelo eBay à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, para esclarecer os detalhes sobre o spin-off do Skype.
O site de comércio eletrônico declarou, no documento, que o Skype está confiante de não ter ferido o acordo, mas receia que falhas na resolução do assunto possam causar ainda mais problemas. Para evitar que isso aconteça, a empresa de telefonia via internet anunciou que está desenvolvendo, internamente, um software para substituir o da Joltid.
Porém, o eBay alerta que a produção desse software pode, mesmo obtendo improvável sucesso, resultar em perdas de funcionários e clientes. O site de vendas on-line ressalta que se o resultado dessa discussão for que o Skype estava, de fato, errado e o novo programa não ficar pronto a tempo, ele corre risco de não poder mais desempenhar suas operações, impedindo, assim, a realização do spin-off pelo eBay.
- Operação em risco