Publicidade
Início Blogueria Administradores de sistemas: valorize-os da maneira correta

Administradores de sistemas: valorize-os da maneira correta

0
Publicidade

Você pode estar se perguntando: O que é o Dia do Administrador de Sistemas? Nos últimos 15 anos, a última sexta-feira de julho tem sido um dia dedicado a todos aqueles que tornam o trabalho de todo mundo mais fácil, garantindo que as necessidades de TI sejam atendidas e que tudo funcione perfeitamente. Sim, os administradores de sistemas – os chamados SysAdmin – instalam e mantêm tudo funcionando, desde LANs a WANs até internet e intranet, mas você provavelmente os conhece como a primeira pessoa a ser chamada quando o seu computador trava ou você não consegue acessar seus e-mails.

Desafios diários

Enquanto o conceito do BYOD (Bring Your Own Device) e o aumento da disponibilidade de aplicativos de produtividade têm como objetivo facilitar a vida do funcionário, todos estes parâmetros adicionais precisam ser monitorados para garantir a segurança e o tempo de atividade – o que significa mais trabalho para o SysAdmin.

Embora a tecnologia de hoje tenha seus desafios, geralmente são os usuários que tornam o trabalho dos SysAdmin mais desafiador. Como a maioria das empresas têm empregados com diferentes níveis de conhecimento em TI, muitas vezes, os administradores recebem pedidos urgentes que podem ser resolvidos de um jeito simples, reiniciando o computador ou adicionando novas baterias. Tenho que admitir que já fiz pedidos desse tipo antes e talvez você também!

No entanto, apesar dos nossos pedidos diários, os SysAdmin não recebem o crédito que merecem. Se tudo está correndo bem, muitas vezes nem pensamos neles. Se um malware ou spyware segue seu rumo em direção à rede, ele pode destruir todo o sistema. Ou então, se o seu PC deixa de funcionar por um tempo considerável, ele afeta a produtividade. Sem a intervenção do administrador de sistemas, a inatividade pode resultar em um prejuízo financeiro significativo para a empresa. Da mesma forma que hoje é o dia de enviar um e-mail de agradecimento ao seu SysAdmin, eles trabalham duro para serem reconhecidos em apenas um dia.

O que os SysAdmin realmente querem

Bolo e cartões são bem-vindos, mas o que eles realmente querem são ferramentas que facilite suas vidas. Uma ferramenta de gestão de TI é um exemplo de solução que reduz a carga de trabalho e, certamente, deixará os SysAdmins felizes o ano todo. Eis aqui algumas vantagens sobre o que estou me referindo:

– Controle proativo de dispositivos – Partes de um sistema, como a saúde de um disco rígido, a CPU e o uso de memória são checadas automaticamente em intervalos específicos e o SysAdmin é avisado quando um determinado parâmetro é ultrapassado. Alertas proativos significam que os problemas podem ser resolvidos rapidamente, e muitas vezes antes que causem impacto à qualidade do desempenho, dando paz de espírito aos SysAdmins.

– Visualizar todos os ativos implementados em poucos segundos – Como já discutido antes, cada vez mais os dispositivos estão sendo conectados a uma rede, e os SysAdmins precisam visualizar esses endpoints. Com uma solução de gerenciamento de ativos, um usuário pode gerar relatórios referente a todo o hardware e software, bem como a versão do software e quando ele foi instalado ou modificado pela última vez. Para os SysAdmins, estes relatórios facilitam o rastreamento do hardware e eliminam os riscos inerentes do uso de software desatualizado – especialmente quando os funcionários, muitas vezes, ignoram aqueles pop-ups  irritantes, perguntando se querem instalar a versão mais recente.

– Proteção dos dispositivos contra softwares maliciosos – Os SysAdmins podem descansar em paz ao saberem que estão sendo feitos scans automáticos, que buscam ameaças como vírus, trojans, rootkits e spywares 24 horas por dia. Se algo fora do comum for detectado, ele será encaminhando para a quarentena e imediatamente será gerado um alerta.

Aproveite agora para agradecer seu SysAdmin e dê uma olhada neste vídeo divertido, do ITbrain.

Kornelius Brunner, diretor de Gerenciamento de Produtos da TeamViewer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile