Embora a maioria dos executivos (78%) acredite que uma abordagem focada na digitalização possa impulsionar receitas, por outro lado, 70% deles admitem que suas empresas ainda não estejam totalmente preparadas para a transformação digital e precisam alterar a estrutura para tirar proveito desta tendência. É o que aponta estudo global encomendado ao IDG Research pela Dell, realizado com decisores de diversas áreas de negócio de 166 empresas de vários países, incluindo México, Países Baixos e Estados Unidos.
O relatório mostra que, em relação aos desafios que devem ser superados para que as empresas digitalizem suas operações, 73% dos profissionais apontaram a necessidade de mudança da mentalidade e da cultura corporativa. Quando questionados sobre as áreas que devem ter mais dificuldades na migração, 28% indicaram o departamento de finanças, 25% as áreas operacionais e 17% o atendimento ao cliente.
Quando questionados sobre os principais benefícios da transformação digital, os cinco tópicos mais citados pelos entrevistados foram: eficiência operacional, agilidade nos negócios, aumento da produtividade das equipes, vantagens competitivas e crescimento de receitas. Quanto às áreas mais avançadas atualmente nesse processo de digitalização dos negócios, 54% dos entrevistados citaram a TI, 40% o departamento de operações e 33% o website/e-commerce.
"O avanço de tecnologias – como análise de dados, mobilidade, mídias sociais e cloud computing – tem dado um poder inigualável para as corporações, ao permitir novos modelos de negócios e processos, bem como criar formas inovadoras de interação com clientes, parceiros e funcionários", afirma Ricardo Velasco, diretor de Serviços da Dell Brasil. "As empresas que aproveitarem essas oportunidades ao adotar uma abordagem focada na digitalização têm hoje uma enorme vantagem competitiva", complementa.