Ao divulgar nesta quinta-feira (31/8) os resultados do primeiro semestre, o portal Terra, pertencente ao grupo Telefônica, aproveitou para anunciar também o lançamento do canal de música Sonora. De acordo com o presidente do portal, Paulo Castro, o desempenho no período foi bastante positivo na comparação com o mesmo semestre do ano passado. Ele destacou o crescimento de 32% na receita com serviços de banda larga, que atingiu 1,45 milhão de assinantes.
De acordo com o executivo, a receita de publicidade aumentou 60%, índice fortemente influenciado pelas vendas de cotas do mundial de futebol. Além disso, houve incremento de 30% na venda de serviços de valor agregado (fotolog, centro de segurança, jogos etc.), que agora acaba de ganhar o canal de música.
A aposta nesse novo serviço, conforme Castro, se deve ao crescimento das vendas de música digital, que triplicaram de 2004 para 2005, segundo dados da IFPI. Hoje, o mercado de música digital legal representa 6% do total do mercado de música no mundo e o Brasil ocupa o décimo lugar no ranking de países que mais vendem música (é o primeiro da América Latina). Além disso, 50% do total de usuários residenciais acessam sites de música.
Segundo ele, o Terra aposta nesse mercado, pois acredita que o internauta está cada vez mais preocupado com a segurança e disposto a comprar música digital para ter mais qualidade, opções e possibilidades de mobilidade, através das múltiplas formas já disponíveis para se ouvir música. A expectativa do Terra é que o Sonora conquiste 50 mil assinantes até o fim do ano e comercialize 250 mil downloads.