Diminuição do tempo de geração de dados de 49 minutos para 11 minutos, informações que levavam até 135 minutos passaram a demorar apenas 35 minutos e processos de pedidos que passaram de 2 horas para 20 minutos. Esses foram alguns dos resultados do projeto de atualização de infraestrutura promovido pela Portobelo, empresa de revestimentos cerâmicos com sede em Santa Catarina, visando a expansão da atuação da companhia no mercado externo.
Para a realização do proejto, a empresa contratou os serviços da HP. Segundo a Portobelo, além dos benefícios citados acima, parte deste processo, que era executado à noite, passou agora a ser feito durante o dia, sem interferir na produtividade dos demais usuários. Outros benefícios destacados pela empresa são a agilidade no atendimento às demandas operacionais e de mercado, melhoria nos processos, alta disponibilidade e confiabilidade dos sistemas, e redução da carga dos servidores e da equipe de TI.
Considerando o crescimento de seus negócios, a Portobello percebeu a necessidade de aumentar a eficiência dos processos, a flexibilidade e agilidade. Era preciso, também, integrar o portfólio e os processos realizados entre as dez fábricas da empresa.
Uma das iniciativas da companhia foi substituir o antigo ERP por uma solução padronizada e robusta. Renovou também as unidades de storage e backup e implantou uma solução de contingência e continuidade de negócios. A Portobello contratou servidores HP da família Integrity e Storage HP da linha EVA 4000.
"Utilizando o servidor Integrity reduzimos o tempo de geração de dados, da consolidação de informações e de atendimento a pedidos" afirma Evandro Archer, líder de TI para área comercial da Portobello. "Melhoramos a eficiência dos processos de negócio, com aumento da capacidade da TI e redução de custos ao mesmo tempo", completa.
Com a nova infraestrutura, foi possível a integração dos processos nas dez fábricas de produção da Portobello, o que permitiu à companhia acompanhar, e até superar, o crescimento dos últimos anos. Hoje, a Portobello exporta aproximadamente 30% de sua produção (de 24 milhões de metros quadrados anuais) para 65 países nos cinco continentes.
- Em busca da eficiência