Brasil e França discutem projeto para levar fibra ótica a Macapá

0

O Ministério das Comunicações participa a partir desta terça-feira, 31, da 6ªI Reunião Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil-França, em Caiena, na Guiana Francesa. Durante o encontro serão discutidas as possibilidades de cooperação entre governo e empresas do Brasil e da França para viabilizar, num prazo menor do que o previsto atualmente, a interligação da cidade de Macapá via fibra ótica.
O assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, representa o Ministério das Comunicações. "Nós já contamos com um projeto que interligará Macapá a partir de Tucuruí, no Pará, mas trata-se de uma obra complexa, com previsão de conclusão até 2014, então estamos buscando alternativas mais ágeis, considerando a importância de oferecer uma comunicação eficaz e de menor custo à população do Amapá", conta.
Com a fibra ótica, diz ele, a comunicação está sujeita a menor tempo de latência, que é uma diferença entre o momento em que a mensagem é enviada e o de sua recepção. "Além disso, a fibra ótica apresenta maior capacidade de banda e melhor relação custo-benefício" completa o assessor.
O propósito da reunião é identificar alternativas capazes de acelerar o cronograma de conexão do estado do Amapá antes de 2014, colocando-o na malha do backbone nacional. Uma iniciativa semelhante, realizada por meio de parceria com a Venezuela, permitiu que Boa Vista fosse interligada via fibra ótica em agosto do ano passado. A mesma conexão está sendo ampliada até Manaus e deverá ser ativada ainda neste ano.
O acordo de cooperação transfronteiriça Brasil-França foi assinado em 1996, com o objetivo de promover a interação entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa e, dessa forma, contribuir para seu desenvolvimento comum em bases sustentáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.