Com investimento de US$ 10 milhões e de olho num mercado que deve movimentar mais de R$ 25 bilhões em 2013, foi criada a e-Smart, empresa que oferecerá uma plataforma de comércio eletrônico com foco de atuação no mercado de pequenas e médias empresas.
O projeto será conduzido por Vinicius Pessin, ex-diretor geral do UOL Host, e Walter Sabini Junior, fundador da Virid, empresa de e-mail marketing vendida para o grupo Serasa Experian. A empresa já nasce com uma carteira de cerca de 50 clientes, fruto da aquisição da VirtualBiz, entre as quais lojas virtuais como da Hering, Nutriworld e Arena.
Pessin explica que a empresa tem grande experiência na plataforma aberta Magento, para a qual foram dedicadas mais de 3 mil horas de trabalho de desenvolvimento, o que dá bastante flexibilidade na customização de soluções aos clientes.
Apesar de atender empresas de maior porte, como Hering, o executivo diz que o foco é uma proposta inovadora de auxiliar as pequenas e médias empresas (PMEs) a desenvolverem o comércio eletrônico oferecendo não só a plataforma, mas orientando as ações de marketing e a presença das empresas na internet.
“Minha experiência é que para ter sucesso nesse mercado é necessário oferecer produtos diferenciados e não se limitar a apenas a colocar links patrocinados. Por exemplo, uma médica de uma cidade do interior paulista trabalhava com pacientes com restrição a lactose em sua cidade. Ela criou uma loja para oferecer produtos para esse tipo de paciente e agora tem encomendas de todo o Brasil’’, explica Pessin.
“Não seremos somente provedores de plataforma. Nossa equipe de estratégia trabalhará com os varejistas e com o atual ecossistema de e-commerce para compreender as necessidades dos clientes, do mercado e do ambiente competitivo. Trabalhamos também com o brookers, oferecendo um orçamento mais competitivo do que os concorrentes para as pequenas empresas. Reunimos em uma única ferramenta as melhores experiências de usabilidade, intuitividade e design. A plataforma rodará no serviço de cloud da Amazon”, ressalta Pessin.
A proposta da e-Smart é oferecer o “Meu Primeiro e-Commerce”, uma oferta atraente até a experiência do usuário com um claro plano operacional, técnico e financeiro. Para pequenos clientes será cobrada uma taxa fixa, para os maiores haverá uma franquia de views.
“A e-smart quer estar ao lado dos clientes em cada passo do seu desenvolvimento no e-commerce. Por isso, vamos investir constantemente em inovação e visionar formas diferenciadas de vender pela internet”, explica Sabini.
A previsão da empresa é finalizar 2013 com 200 clientes e faturamento de mais de R$ 20 milhões. "Em menos de um mês já conquistamos 13 nova lojas", comemora Pessin.