A Sharp ainda não iniciou a produção de telas para o iPhone 5, o que tem gerado especulações sobre a possibilidade da chegada do aparelho ao mercado atrasar. Com evento marcado pela Apple para o dia 12 de setembro, existe uma grande expectativa de que a empresa pode lançar o smartphone ainda no mês.
Segundo informações de pessoas ligadas à empresa, ouvidas pelo The Wall Street Journal, a fabricante japonesa atrasou as remessas de telas de cristal líquido (LCD) devido a dificuldades de produção, e ainda é incerto se irá embarcar-las no prazo. As outras duas fornecedoras da Apple, mas com produção menor que a Sharp, são a Japan Display e a LG, estas sim em dia com a previsão de entrega, segundo as fontes.
Neste ano, a Sharp já atrasou as remessas das telas para o novo iPad, mas não acarretou no adiamento na data de chegada do aparelho ao mercado. A porta-voz da Apple na Ásia, Carolyn Wu, foi procurada pelo jornal americano, mas não quis comentar o assunto.
O atraso da Sharp acontece no momento em que a companhia japonesa passa por um processo de reestruturação para recuperar receita e retomar os pagamentos aos fornecedores. No início do mês, a companhia revelou que demitirá 5 mil funcionários para economizar 100 bilhões de ienes (equivalente a US$ 1,27 bilhão) no ano fiscal vigente e reordenar as operações que acumulam prejuízo.