Um grupo de empresas líderes em toda a cadeia global de fornecimento de alimentos anunciou nesta quinta-feira, 31, uma colaboração com a IBM para utilização de blockchain que visa fortalecer ainda mais a confiança dos consumidores no sistema alimentar global. O consórcio inclui Dole, Driscoll, Golden State Foods, Kroger, McCormick e Company, McLane Company, Nestlé, Tyson Foods, Unilever e Walmart, que trabalharão com a IBM para identificar novas áreas onde à cadeia de suprimentos global pode se beneficiar do blockchain.
A tecnologia Blockchain poderá ser usada para melhorar a rastreabilidade dos alimentos, fornecendo informações confiáveis ??sobre a origem e o estado dos alimentos.
Todos os anos, uma em cada dez pessoas adoece – e 400.000 morrem – devido a alimentos contaminados. Muitas das questões críticas que afetam a segurança alimentar, como a contaminação cruzada, a propagação de doenças transmitidas por alimentos, o desperdício desnecessário e custo econômico.
Pode levar semanas para identificar o ponto preciso de contaminação, causando novas doenças, perda de receita e produto desperdiçado. Por exemplo, levou mais de dois meses para identificar a fonte de contaminação da fazenda em uma incidência recente de salmonelas em papayas.
O Blockchain é ideal para ajudar a enfrentar esses desafios porque estabelece um ambiente confiável para todas as transações. No caso da cadeia global de fornecimento de alimentos, todos os participantes – produtores, fornecedores, processadores, distribuidores, varejistas, reguladores e consumidores – podem obter acesso a informações conhecidas e confiáveis ??sobre a origem e o estado dos alimentos para suas transações. Isso pode permitir que os fornecedores de alimentos e outros membros do ecossistema usem uma rede de blockchain rastrear produtos contaminados em sua fonte, em curto período de tempo, para garantir a remoção segura das prateleiras das lojas e impedir a propagação de doenças.
Dole, Driscoll, Golden State Foods, Kroger, McCormick e Company, McLane Company, Nestlé, Tyson Foods, Unilever, Walmart e outros agora estão se juntando com a IBM para continuar usar blockchain como uma tecnologia habilitadora para o setor de alimentos. Juntos, ajudarão a identificar e priorizar novas áreas onde blockchain pode beneficiar os ecossistemas alimentares e incorporá-las em novas soluções da IBM. Este trabalho se baseará em vários pilotos e redes de produção da IBM em áreas relacionadas, que podem impactar positivamente a rastreabilidade global dos alimentos.
"Ao contrário de qualquer tecnologia antes disso, o blockchain está transformando a forma como as organizações de mentalidade semelhante se unem e permitem um novo nível de confiança com base em uma única visão da verdade", disse Marie Wieck, gerente geral da IBM Blockchain.