A TIM aposta em novas tecnologias para reforçar seu atendimento, com o uso de inteligência artificial na central de relacionamento. Sua assistente virtual, chamada TAIS, responde com texto, voz com linguagem humanizada e em tempo real às demandas do público consumidor, por meio de automações inteligentes e a busca por análise de dados.
A operadora vem trabalhando em novas ferramentas para torná-la ainda mais assertiva. Avançando neste caminho de inovação, a TIM é a primeira operadora do país a pensar em uma linguagem inclusiva para sua URA, com foco na equidade de gênero. O que deixa a novidade ainda mais interessante é que a implementação das mensagens partiu de um colaborador da empresa, que viu nessa mudança a chance de tornar a URA mais inclusiva a mulheres e pessoas LGBTI+.
A alteração do script da URA está alinhada aos constantes movimentos da TIM pela promoção da diversidade e inclusão de todas as pessoas. As mudanças são importantes e representativas no contexto social, pois torna a comunicação mais inclusiva e não sexista. Na análise das mensagens, era predominante o uso de termos masculinos e o tratamento indistinto para homens, mulheres e pessoas trans não binárias. Foram mapeadas e aplicadas cerca de 90 oportunidades de melhoria. A operadora continuará trabalhando ao longo deste ano para que a URA seja ainda mais inclusiva.