Com o objetivo de garantir mais agilidade nos processos de prospecção de clientes empresariais, a Ultragaz anuncia a implementação de tecnologia de assistência visual remota para a pré-venda das soluções em GLP. Por meio de uma interação virtual, a área comercial da companhia tem acesso às primeiras informações sobre as condições técnicas do cliente para a implementação de um sistema de abastecimento de GLP a granel. A iniciativa é inédita no Brasil em processos de pré-venda na área industrial.
Realizado em parceria com a Octágora, empresa de tecnologia que auxilia companhias em sua transformação digital, o processo é totalmente remoto e sem a necessidade de deslocar a equipe técnica até o local em um primeiro momento. O contato é realizado pela tela do smartphone, em tempo real ou em modo offline.
Com o novo sistema, a Ultragaz ganha agilidade e mais assertividade na prospecção clientes. "O processo tradicional de atendimento a um prospect costumava levar cerca de 14 dias, dependendo da localidade. Com essa nova tecnologia, nosso SLA é em média de 24 horas", afirma Alexandre van Beck, Gerente de Experiência do Cliente Empresarial da Ultragaz.
O serviço desenvolvido pela Octágora funciona da seguinte maneira: o cliente recebe um SMS com um link de acesso que possibilita compartilhar a câmera do celular com o especialista remoto, que terá acesso às imagens e poderá dessa forma guiar o cliente sobre os procedimentos necessários para realizar o atendimento, sempre de forma simples e resolutiva.
Nos processos da Ultragaz, a ferramenta é direcionada principalmente para comércios, como padarias, restaurantes e rede hoteleira. "A iniciativa está em linha com a estratégia da Ultragaz de continuar proporcionando aos clientes uma experiência única, com um serviço inovador e intuitivo", relata o executivo. Ele destaca que o processo se torna mais simples para o cliente e equipe técnica já que todo o contato é feito por uma única plataforma, sem necessidade de uso de outras ferramentas.
"É muito satisfatório ver nossa solução trazer ganhos de eficiência e produtividade, com uma solução acessível e que gera um alto impacto na experiência do cliente.", afirma Marcelo Izumi, Chief Commercial Officer da Octágora.
Com início em março de 2022, o serviço já contemplou cerca de 50 atendimentos remotos no País. A meta da companhia é alcançar 25% dos atendimentos até o fim do ano. Todo o processo é seguro para o cliente e está em linha com as novas regras de LGPD.