Ganho de produtividade e redução de custos empurram empresas para a transformação digital

0
20

O estudo Modernização de TI: do crítico à transformação digital com executivos C-Level no Brasil, realizado pela Vanson Bourne e encomendado pela Avanade em maio, aponta que 100% dos entrevistados concordam que a automação de processos é uma tecnologia chave para atender aos novos requisitos dos negócios.

O levantamento também indica que o aumento da produtividade (85%) e a redução de custos (62%) são os dois principais fatores que influenciam as organizações a implementar a automação dos processos.

Atualmente, o Brasil é o 4º maior produtor de papel e celulose do mundo, com uma produção anual de 15 milhões de toneladas, que representam 9% do total mundial. Porém, os especialistas da 2S constataram que o grau de maturidade digital nesse segmento ainda é muito incipiente, principalmente na coleta de dados. Isso pode ser revertido com as tecnologias adequadas, trazendo um enorme ganho de produtividade e redução de custos.

Além disso, hoje os tratores têm plataformas distintas, dificultando o processamento dos dados colhidos. "Essa solução vai unificar e tratar os dados com a combinação, entre outras tecnologias, de IoT com geoprocessamento. Uma área estratégica porque determina as rotas por onde os tratores vão passar, para definir as linhas de plantações. O problema é que quando chega o momento do plantio e há desvios de rota, essa informação só vai para o geoprocessamento, em média, um mês depois. Ou seja, nenhuma ação de correção pode ser aplicada e as informações são usadas apenas para registro histórico.

Isso ocorre porque os tratores não voltam todos os dias para a base e a comunicação é, basicamente, feita por rádio. As informações da operação ficam armazenadas no sistema do trator e são coletados por pen drives (manualmente), para serem processadas e enviadas para as áreas que precisam desses dados. Isso gera um delay enorme, porque as análises de dados e de plantio ocorrem em tempos diferentes, prejudicando todo o processo e gerando desperdícios.

Deixe seu comentário