Na conferência anual Samsung Developer Conference, a empresa coreana e a IBM anunciaram nesta quarta-feira, 30, uma plataforma conjunta que utiliza tecnologias como 5G e Inteligência Artificial (IA) para monitorar o bem-estar dos funcionários. A plataforma escalável permite que as empresas rastreiem os pontos vitais de seus funcionários enquanto trabalham, usando a nuvem e a IA da IBM para agregar dados dos dispositivos Samsung.
Se um problema físico for detectado, a plataforma poderá enviar ajuda. A grande variedade de smartphones, smartwatches e tablets Galaxy da Samsung permite que clientes em potencial da empresa escolham o formato que melhor se adapte às suas necessidades e orçamento. A plataforma funciona como um aplicativo e atualmente está sendo testada por várias forças policiais nos EUA.
A plataforma da Samsung permite alavancar sua linha de dispositivos existente para criar uma nova oportunidade de receita. A plataforma tem como objetivo reduzir os aproximadamente 2,8 milhões de mortes atribuídas a acidentes de trabalho a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde, pois é inicialmente focada em aplicações de alto risco, como socorristas e trabalhadores de fábricas. Para abrir novos fluxos de receita, a Samsung deve procurar expandir a plataforma para setores como transporte rodoviário, assistência médica e até hospitalidade.
Serviços de monitoramento como Samsung e IBM também apresentam novas oportunidades de receita para operadoras de telecomunicações, que poderiam fornecer conectividade 5G para a plataforma, ou replicar o modelo com seus atuais parceiros de tecnologia.