Estudo aponta que Metaverso vive e será longevo

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À medida que o metaverso continua a ser definido, é impossível ignorar seu potencial disruptivo. A Russell Reynolds Associates, líder global em busca de executivos sêniores e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças, conduziu um estudo com líderes globais sobre Web 3.0 e tecnologias de metaverso e constatou que o tema está longe de ser uma moda passageira.

Mais de 44% dos líderes entrevistados afirmaram que suas empresas estão tomando medidas estratégicas para se preparar para o metaverso. A pesquisa revelou a importância do preparo dos líderes para desenvolverem mentalidade tech first e criar outras possibilidades de negócios, independente do cargo que ocupam e do setor de atuação da empresa.

"O metaverso integra o próximo salto tecnológico e provocará mudanças significativas nas formas de trabalho, consumo e entretenimento. Para se sobressair nesse cenário, é preciso visão e perspicácia para impulsionar o crescimento dos negócios com as novas tecnologias. Empresas que compreendem a evolução do papel do líder de Tecnologia e alinham as mudanças culturais com a nova estratégia estão mais preparadas para promover uma rápida inovação e formar um time de líderes capacitados para acompanhar a curva de crescimento a curto, médio e longo prazo", afirma Tatyana Freitas, líder da prática de Tecnologia & Digital da Russell Reynolds Associates.

O estudo intitulado Ainda acha que o metaverso é uma palavra da moda? Cinco mitos sobre liderança e o próximo salto tecnológico aponta os erros mais comuns na definição das estratégias corporativas.

Mito 1 – A maioria das empresas não está preocupada com o metaverso. A pesquisa da Russell Reynolds constatou que 80% dos líderes tiveram o potencial do metaverso como tema de discussões de estratégia dos negócios. Embora um terço dos executivos não tenha se movimentado em relação ao tema, quase metade (44%) definiu ações estratégicas e outros 16% estão se preparando para isso.

Mito 2 – O metaverso é uma preocupação exclusiva das empresas de Tecnologia. A construção de um ambiente que combina o virtual com o físico pode trazer novas possibilidades de negócios para diferentes setores da economia. No lugar de videogames e óculos de realidade virtual, por exemplo, as companhias B2B estão focadas em oferecer soluções inovadoras no planejamento de cidades, na fabricação de carros e simulando como as cadeias de suprimentos podem operar com Sustentabilidade em seus núcleos. Não é à toa que são as empresas do setor de Recursos Naturais que mais estão se planejando para o metaverso, com 69% adotando medidas estratégicas, seguidas pelas empresas de Consumo, 67%, e de Tecnologia, 55%.

Mito 3 – Diretores de Metaverso são uma tendência passageira ou apenas para impressionar. Embora apenas 7% dos líderes entrevistados tenham um diretor de Metaverso, a criação do cargo não está relacionada a manter as aparências, mas sim ao posicionamento estratégico, ao canal de inovação, aonde estão na curva de crescimento e à abordagem de marketing no momento da nomeação. Boa parte das empresas, 41%, por exemplo, optou por expandir as responsabilidades de diretores já estabelecidos, como Chief Technology Officer (CTO) e Chief Data Officer (CDO), enquanto outros 35% estão criando funções especializadas em níveis abaixo do C-suíte para formar um banco de talentos aptos para crescer juntamente com a estratégia quando for a hora certa.

Mito 4 – Apenas profissionais de Tecnologia estão envolvidos na definição das estratégias do metaverso. Essa não é apenas uma questão técnica, mas também uma questão cultural, social e ética. Por isso, os líderes envolvidos nas estratégias do metaverso devem ter uma visão 360º e multidisciplinar, considerando as expectativas e as necessidades de stakeholders internos e externos. Boa parte dos projetos é desenvolvida por times de Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação, Produto, Tecnologia da Informação, Marketing e Digital, mas muitas questões dependem também da contribuição de equipes financeiras, jurídicas, de Recursos Humanos e Supply Chain, entre outras.

Mito 5 – O mercado de metaverso é dominado por startups. Embora elas possam ter vantagens em termos de agilidade e inovação para se adaptar rapidamente às mudanças e desenvolver novas tecnologias, não são as únicas a explorar e oferecer soluções. Na verdade, entre as empresas que estão adotando ações estratégicas para se preparar para o metaverso, 22% são de capital aberto, o mesmo volume de companhias apoiadas por capital privado e fundos de investimentos, enquanto 31% são de capital fechado.

A Russell Reynolds ressalta que extrair o valor exponencial de novas tecnologias é um processo interminável que envolve toda a equipe de liderança e áreas do negócio. As organizações que entendem que a tecnologia não é uma vertical, mas um aspecto que deve ser integrado à estratégia central do negócio, estão mais preparadas para as mudanças que estão por vir, inclusive se antecipando a elas.

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