Adesão de empresas industriais brasileiras ao conceito de indústria 4.0 ainda é baixa

0

Até 2025, os processos relacionados à chamada indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, bem como o consumo de energia entre 10% e 20%, além de aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%, de acordo com projeções da consultoria McKinsey.

Outro estudo, este da Accenture, estima que a implementação de tecnologias ligadas à Internet das Coisas — que estão intimamente associadas às atividades industriais — nos diversos setores da economia deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030. O ganho pode alcançar US$ 210 bilhões, caso o país crie condições para acelerar a absorção das tecnologias relacionadas, o que depende de melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, programas de difusão tecnoló­gica, aperfeiçoamento regulatório etc., projeta a consultoria.

Mas, apesar desses ganhos, pesquisa da CNI revela que o conhecimento da indústria brasileira sobre tecnologias digitais e a sua incorporação à produção, pré-condições para o avanço da indústria 4.0, ainda é pouco difundido. O levantamento mostra que apenas 48% das empresas industriais do país utilizam pelo menos uma tecnologia digital. O dado preocupante, de acordo com a entidade empresarial, é que 42% das empresas desconhecem a importância das tecnologias digitais para a com­petitividade da indústria e mais da metade delas (52%) não utiliza nenhuma tecnologia digital de uma lista com dez opções (veja tabela abaixo).

Tabela_TecnologiasOK

O estudo aponta ainda que 31% das 2.225 empresas consultadas não responderam ou declararam não saber se utilizavam alguma das tecnologias listadas, revelando o alto nível de desconhecimento sobre o tema. O desconhecimento é significativamente maior entre as pequenas empresas (57%), embora 32% das gran­des corporações não identificaram nenhuma das dez tecnologias digitais apresentadas como importantes para a competitividade (veja gráfico abaixo).

Grafico_UtilizacaoOK

A análise dos setores, contudo, revela uma forte assimetria no grau de utilização dessas tecnolo­gias. O uso é maior nos setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos (61%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (60%); derivados de petróleo e biocombustíveis e máquinas e equipamentos (ambos com 53%). Por outro lado, setores como outros equipamentos de transporte (23%); manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (25%); produtos farmacêuticos (27%); minerais não metálicos (28%); vestuário (29%) e calçados (29%) se destacam pelo baixo uso de tecnologias digitais.

O relatório da CNI avalia que a incorporação da digitalização à atividade industrial — que resultou no conceito de Indústria 4.0, em refe­rência ao que seria a 4ª revolução industrial — vai permitir, por exemplo, que diferentes unidades da empresa, ou mesmo de empresas diferentes, troquem informações de forma instantânea sobre compras e estoques, permitindo uma otimização logística até então impensável, além de estabelecer maior inte­gração entre os elos de uma cadeia produtiva. Mas os impactos irão muito além de ganhos de produtividade no chão de fábrica. Segundo o estudo, ala vai proporcionar a redução dos prazos de lançamento de novos produtos no mercado, a simulação das condições de produção, melhor gestão do pós-venda e até mesmo a capacidade das empresas de se integrarem em cadeias globais de valor.

O estudo aponta também os desafios da Indústria 4.0 no Brasil , que vão desde os investimentos em equipamentos que incorporem essas tecnologias, à adaptação de layouts, adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas ao longo da cadeia produtiva, cria­ção de novas especialidades e desenvolvimento de competências, entre outras. Além disso, a sua consolidação exigirá uma nova concepção de política industrial para o Brasil, tais como a ampliação da cooperação entre agentes econômicos; o reforço da competitividade entre sistemas produtivos, que incluem empresas, fornecedores, clientes e ambiente; o estabelecimento de novos modelos de negócios e de inserção nos mercados, com a possível redefinição de setores de atividade econômica; a ampliação da escala dos negócios; e o surgimento de novas atividades e novas profissões, que demandarão adaptações no padrão de formação de recursos humanos.

O relatório da CNI chama atenção para o fato de que em alguns países a Indústria 4.0 já começa a se tornar realidade, inclusive com o apoio dos go­vernos das principais potências econômicas, que a tem colocado no centro de suas estratégias de política industrial. Isso, na opinião da entidade empresarial, cria um duplo desafio para o Brasil, pois, além de buscar a incorporação e o desenvolvimento dessas tecnologias, é preciso fazê-lo com relativa agilidade a fim de evitar que o gap de competitividade entre o país e alguns de seus principais competidores aumente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.