Xtera estuda mercado brasileiro para redes de longa distância

0

A norte-americana Xtera, fabricante de multiplexadores ópticos DWDM de transmissão laser por fibras ópticas para redes de longa distância, está estudando o mercado brasileiro e prevê trazer os primeiros produtos para homologação na Anatel no final deste mês.

A empresa abriu um escritório local e nomeou um diretor regional para a América do Sul, Fernando Takiyama. A unidade brasileira vai atender também a Argentina, Chile e Peru.

Sediada em Dallas, no Texas, a empresa está de olho nas licitações de redes de longa distância das quatro grandes operadoras: Embratel, Brasil Telecom, Telefônica e Telemar.

"Os primeiros produtos para homologação na Anatel devem chegar entre o final de fevereiro e início de março para que os testes sejam realizados no Inpe", explica Takiyama.

A empresa vai oferecer no Brasil os multiplexadores ópticos da linha Nu-Wave que tem como diferencial a transmissão de voz e dados em longa distância a velocidades de 10 gigabits por segundo (Gb/s). "Essa velocidade é três vezes maior em DWDM do que os produtos hoje oferecidos no País", explica Takiyama.

Conforme a demanda a empresa estuda produzir em Manaus ou Ilhéus (na Bahia). "Começamos a entrar em contato com empresas locais para a terceirização da montagem de módulos", diz Takiyama. Para o oferecimento de serviços de implementação a Xtera já fechou duas parcerias: com a Xtel, de São Caetano, e a Seicon Comunicação, de Sorocaba, interior de São Paulo. Ao longo do ano outras empresas devem integrar-se ao time.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.