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Pesquisa revela que clientes de bancos não sabem identificar ameaças

Postado em: 06/03/2018, às 19:57 por Redação

Nova pesquisa global da Avast, realizada com 40 mil consumidores de 12 países diferentes, mostra que usuários têm dificuldade em diferenciar interfaces de aplicativos bancários oficias dos falsos. No total, 58% dos entrevistados identificaram que o app era falso, mas 36% foram enganados.

Os índices brasileiros são melhoras que a média, onde 68% detectaram a interface fraudulenta, enquanto 30% confundiram a falsa com a verdadeira. Os índices norte-americanos foram mais baixos, de 40% e 42%, respectivamente.

A Avast detectou uma série de trojans bancários para dispositivos móveis nos últimos meses – uma ameaça à privacidade e à segurança, que está em alta. Os bancos que estão na mira dos cibercriminosos e no radar desta pesquisa são o Citibank, Wells Fargo, Santander, HSBC, ING, Chase, Banco da Escócia e Sberbank.

Os resultados destacam o nível de sofisticação e precisão aplicados pelos cibercriminosos para criar cópias confiáveis, projetadas para espionar os usuários, coletar informações detalhadas de login bancário e roubar dinheiro. Apesar das rigorosas medidas de segurança e salvaguardas, as grandes bases de clientes dos bancos estudados tornaram-se alvos atraentes para os hackers criarem apps falsos, que imitam os aplicativos oficiais.

Em novembro do ano passado, os especialistas em dispositivos móveis do Laboratório de Ameaças da Avast descobriram uma nova variação do trojan BankBot disfarçado no Google Play, mirando as informações de login bancário dos consumidores. Na ocasião, a Avast analisou a ameaça em conjunto com a ESET e SfyLabs.

Esta última variação foi escondida em um aplicativo de lanterna supostamente confiável e no app. Uma vez baixado, o malware seria iniciado e atuaria em aplicativos de grandes bancos de Blue Chip. Caso o usuário abrisse o aplicativo bancário, o malware criaria uma sobreposição falsa em cima do aplicativo genuíno com o objetivo de coletar os dados bancários do cliente e enviá-los ao cibercriminoso.

Segundo a Avast, há um aumento constante de aplicativos maliciosos para dispositivos Android, que são capazes de driblar as verificações de segurança das lojas e fazer um caminho próprio nos smartphones dos consumidores. Muitas vezes, eles parecem ser jogos e aplicativos de estilo de vida. Além disso, utilizam táticas de engajamento social para enganar os usuários a baixá-los, destaca a empresa.

Os consumidores ainda podem confiar nas lojas de apps Google Play e Apple Store, mas recomenda-se uma vigilância extra. É importante confirmar se o aplicativo bancário em uso é uma versão oficial e entrar em contato com o banco, caso a interface pareça ser desconhecida. Deve-se ainda fazer o uso de autenticação de dois fatores, se disponível. Também é essencial ter um antivírus para Android instalado.

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