TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

ZTE estuda abrir processos civil e criminal por sanções comerciais aplicadas pelo governo dos EUA

Postado em: 06/04/2016, às 18:06 por Redação

A ZTE disse nesta quarta-feira, 6, que as sanções comerciais que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos aplicou à empresa por supostas violações às normas americanas de controle de exportações ao Irã e outros países que estão sob restrições da ONU, podem culminar em ações judiciais contra o governo. "As investigações ainda estão em andamento, mas isso pode nos levar a abrir processos civil e criminal contra o governo, nos termos da legislação americana", disse a ZTE em um documento arquivado no órgão regulador do comércio exterior dos EUA.

A fabricante chinesa de smartphones e equipamentos de telecomunicações está sendo investigada por suposto contrato com a maior operadora de telefonia iraniana, a TCI, para o envio de software e hardware de empresas americanas como Microsoft, Oracle, Dell e IBM, avaliado em milhões de dólares. As sanções norte-americanas impedem a ZTE de adquirir componentes e software dos EUA, o que, segundo a empresa, afeta suas condições financeiras e coloca em risco seu negócio.

Na terça-feira, 5, a ZTE substituiu três de seus mais altos executivos, incluindo o presidente-executivo, para tentar reconstruir sua reputação depois de sofrer as sanções dos EUA. O CEO, Shi Lirong, que estava no cargo desde 2010, foi substituído por Zhao Xianming, enquanto os vice-presidentes executivos Tian Wenguo e Qiu Weizhao deixaram o cargo.

A companhia também informou que a divulgação dos resultados financeiros de 2015 foi adiada. Ela disse que precisa ajustar a receita que havia projetado para 2015 a partir de alguns contratos, que se estendem para este ano, por causa do impacto das sanções comerciais dos EUA sobre esses contratos. Em janeiro, a ZTE divulgou que seu lucro líquido em 2015 havia subido 22%, para US$ 495 milhões, e a receita, 23%, para cercade US$ 15,5 bilhões.

O governo dos EUA recentemente concordou em suspender as sanções, já que a empresa prometeu cooperar com as investigações das autoridades.

A ZTE, que tem suas ações listadas nas bolsas de valores de Hong Kong e Shenzhen, disse também que a negociação de suas ações, que tinham sido suspensas desde 7 de março devido às sanções norte-americanas, será retomada nesta quinta-feira, 7. Com agências de notícias internacionais.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial