Google defende reforma no sistema de patentes dos EUA

0

O diretor jurídico do Google, David Drummond, declarou nesta terça-feira, 9, que a companhia vai lutar para que haja uma reforma no sistema de patentes dos Estados Unidos com o objetivo de reduzir a quantidade de litígios envolvendo software e dispositivos móveis. De acordo com o blog de tecnologia Digits, ligado ao The Wall Street Journal, o executivo disse durante um fórum patrocinado pela empresa em Seul, na Coreia do Sul, que não acredita que as empresas rivais apreciem o ambiente litigioso na qual todas se encontram.

“Não precisa procurar muito para encontrar depoimentos da Apple ou da Microsoft, por exemplo, lamentando o fato de termos esses processos de patente”, declarou Drummond, complementando que as empresas não vivem em função de patentes. O executivo comentou ainda que nos EUA é muito fácil para companhias deterem patentes de software. “Há lugares no mundo em que você não consegue uma patente de software, ou é mais difícil, como na Europa. Acreditamos que provavelmente essa é a melhor solução”, complementou, sem fornecer mais detalhes.

Entretanto, o Drummond avalia que não será fácil conseguir uma reforma no sistema de patentes, pois isso envolveria outros setores, particularmente os de capital intensivo como a indústria farmacêutica e de biotecnologia, as quais contam com patentes para manter o monopólio, que gera um retorno financeiro. Para o diretor jurídico do Google, a solução seria pensar nas patentes de software como algo isolado. "Se você falar apenas sobre patentes de software, eu acho que essas outras indústrias não se sentirão ameaçadas."

Vale lembrar que o gigante das buscas está envolvido em diversos processos por quebra de patentes ao redor do mundo por conta de seu sistema operacional Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.