Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 24% em janeiro

0

As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, em janeiro, despencaram 24% em comparação com igual mês de 2015. O setor teve a quinta maior participação negativa na formação da taxa global do varejo, que caiu 10,3% na comparação anual, conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo IBGE.

Com esse resultado, a taxa acumulada em últimos 12 meses ficou em -5,4%. Para o IBGE, os números refletem não só o quadro de redução de renda real, elevação dos juros e a desvalorização do real frente ao dólar, como também, especialmente para informática, um processo de migração dos computadores de mesa para equipamentos de maior portabilidade e custos mais baixos, como tablets e smartphones.

Em relação a dezembro de 2015, entretanto, as vendas de equipamentos de informática e comunicação tiveram resultado positivo, de 1,6%.

No geral, as vendas no varejo recuaram 1,5% em janeiro sobre o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Nesse mesmo confronto, a variação da receita nominal foi de 0,1%. Com isso, a variação da média móvel trimestral amplia em janeiro (-1,2%) o ritmo de queda do volume de vendas, em relação ao resultado obtido no mês anterior (-0,5%), enquanto a taxa para receita nominal permanece estável (0,1%).

Na série sem ajuste sazonal, o total das vendas assinalou queda de 10,3% em relação a janeiro de 2015, décima variação negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Com isso, o resultado para o volume de vendas registrou perda de ritmo em relação ao segundo semestre de 2015 (-6,3%).

De acordo com a pesquisa, a taxa anualizada de -5,2%, indicador acumulado nos últimos 12 meses, assinalou a perda mais intensa da série histórica, iniciada em 2001, e manteve a trajetória descendente observada a partir de julho de 2014 (4,3%). A receita nominal apresentou taxas de variação de 1,0%, em relação a janeiro de 2015, e de 2,8%, nos últimos doze meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.