Empresas ainda falham na gestão de recursos de TI, diz estudo

0

Um estudo conduzido pela Dynamic Markets, encomenda do pela LANDesk Software, revela que, de modo geral, as empresas ainda gerenciam mal os recursos de tecnologia da informação.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos 500 gerentes de TI entrevistados (64%) admitiram não conseguir manter atualizados os registros de hardware e software e muitos disseram que confiam em métodos manuais para controlar seus PCs, laptops, servidores e aplicativos. A pesquisa foi realizada com profissionais dos Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.

Um dado tranqüilizador, segundo a empresa, é que 85% dos entrevistados afirmaram que todos os softwares instalados no hardware de suas companhias, utilizado pelos funcionários interna e externamente, são totalmente licenciados. Entretanto, quando o assunto é teste de confiança, menos da metade (48%) acharia bem-vinda, confidencialmente, uma auditoria da Microsoft ou de qualquer outro fabricante de software.

Quando os gerentes de TI foram questionados sobre como responderiam a uma auditoria, 27% deles disseram que permitiriam que a auditoria seguisse adiante e esperariam que tudo estivesse em ordem, enquanto 17% solicitariam mais tempo para se preparar para a auditoria e 6% solicitariam licenças de software adicionais antes da auditoria.

Perguntados sobre como controlavam seus recursos, 28% dos gerentes responderam que utilizam uma única ferramenta de gerenciamento para descobrir, controlar, proteger e gerenciar todos os recursos de hardware e software em suas empresas. A maioria dos entrevistados afirmou que o controle é feito por métodos manuais.

Entre as empresas que mantêm o processo de verificação de hardware e software, 83% apontaram questões legais, enquanto 19% afirmaram que o procedimento traz redução de sistemas redundantes. Do total, 55% afirmaram também que o motivo principal é assegurar a segurança dos sistemas de TI.

?A pesquisa revela claramente que muitas empresas não estão realmente certas de seus recursos de TI. Há pouca sofisticação nos métodos utilizados para controlá-los, o que gera insegurança dos gerentes em responder às auditorias dos fabricantes?, afirma Dave Taylor, vice-presidente de marketing mundial da LANDesk Software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.