A operadora japonesa de telefonia móvel SoftBank, conhecida por realizar altos investimentos em empresas de TI e telecomunicações (a empresa já investiu US$ 12,5 milhões em uma joint venture com o PayPal e US$ 20 bilhões para assumir o controle da americana Sprint) faz mais um movimento estratégico, desta vez no mercado de internet móvel. A companhia, junto com a empresa de jogos GungHo, na qual possui participação majoritária, adquiriu 51% da Supercell, desenvolvedora finlandesa de jogos para celulares, por US$ 1,5 bilhão.
Com a transação, a Supercell se tornará uma subsidiária da SoftBank, mas continuará a operar de forma independente, mantendo sua sede em Helsinki, na Finlândia, bem como seu CEO e cofundador Ilkka Paananen. Segundo informa o jornal britânico Financial Times, a venda valoriza a empresa finlandesa em US$ 3 bilhões. "A nova parceria irá acelerar a estratégia da Supercell em direção ao nosso objetivo de ser a primeira empresa de jogos verdadeiramente global", declarou Paananen em uma publicação no blog oficial da empresa.
Fundada em 2010 e com apenas dois jogos em seu portfólio — Clash of Clans e Hay Day, ambos no topo das paradas de todo o mundo em jogos para iPhone e iPad — a Supercell tem apresentado expressivo crescimento. No primeiro trimestre deste ano, a companhia obteve lucro operacional de US$ 106 milhões e receita de US$ 179 milhões, lucrando mais que a Eletronic Arts, por exemplo, que tem mais de 900 jogos em seu portfólio.