IBM anuncia pacote de escritório para competir com Microsoft

0

A IBM anunciou nesta terça-feira (18/9) que vai lançar um pacote de aplicações para escritório gratuito, composto por processador de texto, planilha eletrônica e software de apresentações, para tentar desbancar a posição dominante da Microsoft no mercado suítes de produtividade. O pacote, chamado Lotus Symphony, poderá ser baixado livremente da internet. A fabricante também fornecerá gratuitamente o pacote aos clientes que compraram a última versão software da colaboração Notes, que custa US$ 145 por usuário.

Na semana passada, IBM divulgou que estava ingressando na organização OpenOffice.org, a qual oferece uma alternativa ao Microsoft Office, e buscaria um novo empacotamento para sistema visando aumentar sua participação de mercado. Embora o Lotus Symphony ainda não esteja disponível, IBM disse que fornecerá o código aberto do pacote para escritório desenvolvido por seus engenheiros.

A investida da IBM contra a Microsoft não é recente. As versões mais antigas dos componentes do Symphony, que começaram a ser vendidas em 1983 com o Lotus Development, foram praticamente esmagadas no mercado pelos programas da Microsoft. Mas, com a compra do Lotus em 1995, a IBM passou a desafiar o produtos da gigante do software com alternativas de programas baseados em Linux. Agora, ela vê uma oportunidade de continuar essa estratégia em um mercado diferente.

De acordo com chefe de software da IBM, Steve Mills, ?não é algo que entregamos sem custo para querer fazer dinheiro mais adiante?. ?O que queremos é que, se algumas corporações derem o Symphony a alguns empregados, poderão conseguir uma folga em seus orçamentos para comprar outros softwares da IBM?, disse ele ao americano The Wall Street Journal.

A estratégia por trás desse movimento da IBM, segundo alguns analistas, é impulsionar o seu software Notes no mercado, que reúne e-mail e aplicativo de mensagem instantânea, para tentar desbancar o software de e-mail Outlook da Microsoft. Com a introdução do Lotus Symphony no mercado, apoiada no reconhecido internacional da organização responsável pelo padrão Open Document Format, a IBM espera também impulsionar a aceitação do seu sistema, que não trabalha bem com produtos Microsoft.

O Lotus Symphony é somente uma nova forma de empacotar a suíte OpenOffice, que tem tido uma participação pequena de mercado desde que foi tirada da ?custódia? da Sun Microsystems há sete anos, e uma tentativa de aumentar o interesse pelo software. No fundo, a IBM espera com esse iniciativa uma presença muito mais ampla no mercado corporativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.