A Capgemini concluiu a operação de aquisição de 55% da empresa brasileira de serviços de TI CPM Braxis, iniciada em setembro. O investimento foi de R$ 517 milhões (€ 233 milhões). A inclusão dos brasileiros em seu quadro permite à Capgemini ultrapassar a marca dos 100 mil empregados – são 106 mil pessoas em 35 países.
A Capgemini se torna um importante player no mercado brasileiro de serviços de TI. Além de servir à nova base de clientes locais, o Grupo também apoiará os seus clientes internacionais com atuação no Brasil.
A CPM Braxis apresenta portfólio de ofertas concentrado em Applications Services, Infraestrutura e Business Process Outsourcing (BPO), atendendo a mais de 200 clientes. O crescimento da empresa atingiu 12% em 2009, índice que, neste ano, deve chegar a 20%, chegando a R$ 1 bilhão (€ 450 milhões) em receita. Sua margem operacional deve ser de 6% e tende a aumentar ao longo dos próximos anos. A CPM Braxis é especialmente forte no mercado Financeiro.
Seu maior cliente, o Bradesco, se mantém como um importante acionista da empresa, o que permitirá à Capgemini aproveitar a sua experiência e conhecimento do mercado local. Além do setor Financeiro, a CPM Braxis atende clientes das verticais de Telecomunicações, bem como nos de Manufatura, CPG & Retail e Governo.
"Esta aquisição marca um novo passo em nossa estratégia de crescimento, o que nos permite ampliar a presença num mercado em rápido crescimento. Em longo prazo, nosso objetivo é fazer 10% das receitas da companhia virem dos mercados emergentes", afirma o CEO do Grupo Capgemini, Paul Hermelin.
Para o CEO da CPM Braxis, José Luiz Rossi, a Capgemini permitirá à CPM Braxis se beneficiar da experiência de um grupo verdadeiramente internacional, com uma rede de distribuição mundial. "Combinaremos nossas forças para atender aos clientes internacionais da Capgemini, que estão presentes no Brasil, e para acompanhar nossos grandes clientes brasileiros em seus projetos de desenvolvimento internacional", explica.
A venda proporcional de ações dos atuais acionistas da CPM Braxis, que permanecem na companhia, somou R$ 230 milhões (€104 milhões). A Capgemini tem a opção de comprar os 45% restantes e os atuais acionistas poderão vender suas ações remanescentes. Essas opções só poderão ser exercidas entre o terceiro e o quinto aniversário da operação (com base em preço estimado, calculado a partir de valores de mercado vigentes no momento das opções).
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