AMD lança novos processadores Epyc para competir com Intel no mercado de data center

0

A AMD se considera pronta para quebrar a hegemonia da Intel no ambiente de data center. A fabricante de processadores trabalhou ao longo de quatro anos para apresentar ao mundo, nesta terça-feira, 20, a sua visão de processamento ideal para as demandas atuais e futuras, além, é claro, de começar uma jornada que deve incomodar a rival Intel, dona de uma participação de mercado superior a 99%, segundo a empresa de análises e pesquisas Market Realist.

Lançando a linha de processadores Epyc, em Austin (EUA), a companhia não só fez comparativos diretos e reais com os microprocessadores da Intel, como levou parceiros para apresentar necessidades e novas máquinas já equipadas com o Epyc 7601, o primeiro da família 7000 a ser colocado no mercado.

Inteligência artificial, machine Learning, segurança e grande poder computacional foram conceitos apontados como essenciais ao longo de todo o evento de lançamento do Epyc.

O processador 7601 possui 32 núcleos e oito núcleos de memória DDR4 (taxa de dados duplos) por chip, comparado à sua concorrente direta, a CPU Intel Purley, com 28 núcleos e seis núcleos de memória DDR4 por chip. "Com esta arquitetura cobrimos 95% das demandas do servidores", afirmou a presidente e CEO da AMD, Lisa Su.

Contextualizando, ela ressaltou que todos os novos mercados precisam de alto desempenho e lembrou que o mercado de data center é estimado em US$ 21 bilhões. "Geramos 2,5 quintilhões de bytes por dia, e tudo isso precisa ser tratado e armazenado", reforçou.

O Epyc atende tanto ao mercado de data centers de nuvem quanto a servidores corporativos tradicionais. "O alto conteúdo de memória da nova linha é a grande diferença em relação à oferta da Intel", disse a executiva.

Para apresentar a solução em grande estilo e mostrar o seu potencial de mercado, a AMD contou com parceiros robustos, como a Microsoft, que antecipou o anúncio de adoção dos processadores Epyc em soluções que devem ser anunciadas no final deste ano.

Ecossistema

Entre os parceiros de hardware, marcaram presença a Hewlett Packard Enterpreise (HPE) e a Dell EMC, que mostraram servidores em pleno funcionamento, e soluções de nuvem que devem ser apresentadas ao mercado a partir de agora.

Além desses, fazem parte do ecossistema de fabricantes de hardware grandes nomes asiáticos na área de data centers, como a Asus, Gigabyte, Inventec, Lenovo, Sugon, Supermicro, Tyan e Wistron. Na lista de apoiadores à plataforma também estão provedores de sistema operacional para servidores, novamente a Microsoft, a Red Hat e a VMware, que apresentaram suporte otimizado para o Epyc, juntamente com os fabricantes de servidores Mellanox, Samsung Electronics e Xilinx.

"O processador Epyc representa uma mudança de paradigma na computação e vai inaugurar uma nova era para o ecossistema de TI", disse Antonio Neri, vice-presidente executivo e gerente geral da HPE. A fabricante começa a oferecer o microprocessador na plataforma Cloud31 CL3150 e expandirá para outras linhas de produtos no final deste ano.

"Nossa próxima geração de servidores PowerEdge vai suportar o data center projetado para maximizar a escalabilidade de negócios e automação inteligente com segurança integrada. A combinação do PowerEdge e com a capacidade de desempenho e segurança da AMD Epyc criará soluções de computação únicas", disse Ashley Gorakhpurwalla, presidente da divisão de soluções de servidor da Dell EMC.

Reforçando o comparativo com a Intel, a presidente da AMD, relembrou dados apresentados por outros executivos da companhia. Uma CPU Epyc 7601, com soquete único, ajuda a reduzir o custo total de propriedade (TCO), fornecendo economias de até 20% de Capex em comparação com o Intel Xeon E5-2660 v4 – sistema baseado em dois soquetes4. Em cada ponto de preço direcionado para processadores de dois soquetes, a EPYC supera a concorrência, com desempenho até 70% maior na faixa de preço de oitocentos dólares e até 47% mais de desempenho no mercado acima de quatro mil dólares.

A jornalista viajou a Austin (EUA) a convite da AMD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.