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Teradata anuncia novos serviços na nuvem para acelerar negócios dirigidos por dados

Postado em: 20/10/2014, às 17:16 por Claudiney Santos, de Nashville, EUA*

A Teradata anunciou nesta segunda-feira, 20, a disponibilidade de quatro novos serviços dentro da Teradata Nuvem Integrada de Marketing, com o objetivo de melhorar a experiência de marca global a seus clientes, tanto através do método de marketing digital quanto do tradicional. O anúncio foi feito durante o encontro anual de usuários e parceiros da empresa, o Partners 2014 – Conference & Expo, que acontece até esta quinta-feira, 23, na cidade de Nashville, nos EUA, e que reúne mais de 4 mil profissionais — pela primeira vez, o público é formado mais por executivos de negócios do que especialistas em tecnologia.

O tema principal do evento neste ano foi "data driven", conceito que busca ressaltar a importância de a empresa planejar seu negócio 'direcionado por dados', com a coleta, medição e ação com base nas informações, segundo explicou Mike Koehler, presidente da Teradata, na abertura do evento. "Quando você sabe mais, você pode fazer mais e mais rápido", disse o executivo numa alusão ao grande volume de dados gerado pelo fenômeno big data. "Empresas baseadas em data driven tem 59% mais produtividade e 60% mais lucro que seus concorrentes", afirmou.

De acordo com Stephen Powers, analista da Forrester Research, experiências digitais apoiadas por um conjunto cada vez maior de tecnologias e capacidades, têm o poder de ajudar as empresas e marcas a se envolverem com os clientes, fornecer conteúdo e serviços digitais mais eficazes, gerar novas receitas e obter lucros mais elevados, além de se destacarem em mercados concorridos. "Varejistas data driven estão ansiosos por tais soluções centradas no cliente, porque sabem que podem resultar em mais receitas e lucro."

As novas capacidades de nuvem incluem gerenciamento de ativos digitais e acompanhamento do desempenho dos ativos; gestão de interação em tempo real em redes sociais, com fontes conhecidas e anônimas; alavancagem em tempo real durante todo o ciclo de vida do cliente;  melhorar a experiência do cliente através de múltiplos canais e dispositivos com personalização mais significativa de mensagens e conteúdo.

"Os clientes de hoje esperam uma experiência atraente, relevante e personalizada a cada vez que interagem com a marca", disse Lisa Arthur, diretor de marketing e aplicações da Teradata. "Fornecemos uma solução aberta como serviço baseada em nuvem, com a entrega de todas as nossas soluções de marketing digital, combinada com a integração de dados em tempo real e análises de usuários, proporcionando a mais individualizada e relevante experiência de marca ao cliente."

Pesquisa encomendada pela Teradata à Econsultancy, feita com 400 executivos de marketing de empresas com receitas entre US$ 500 milhões e US$ 3 bilhões (metade do total) os investimentos em marketing e publicidade para 2015), revela as companhias darão ênfase  ao marketing digital e à personalização. Em 2019, a média de investimento em marketing digital será de aproximadamente 40% do total das despesas de marketing geral das empresas, ante cerca de 25% hoje.

Para 2015, os orçamentos de marketing digital vão aumentar em dispositivos móveis, conteúdo e publicidade gráfica. Mobile vai continuar a ser um dos destaques, com 34% dos diretores de marketing dizendo que eles planejam um aumento significativo para esse canal no próximo ano. O orçamento de link patrocinados vai continuar crescendo, mas de forma incremental, com 37% das verbas.

Novos serviços de marketing

O "ecossistema" aberto de marketing digital na nuvem e parcerias estratégicas vai incluir melhorias em 2015. A solução Operações de Marketing da Teradata vai suportar as atividades dos profissionais de marketing para gerenciar ativos digitais em todo seu ciclo de vida, desde a criação, processos de análise, aprovação, realização e acompanhamento de uso.

Essa integração propõe o gerenciamento de todos os ativos de uma campanha aprovados de forma holística e a melhorar a adequação ao uso de conteúdo. Para isso, combina a ferramenta Asset Manager, um componente da solução Operações de Marketing com o software ADAM, provedor de fluxo de trabalho de mídia e tecnologia de marketing. Dessa forma, toda a equipe de marketing pode acompanhar o pedido em elaboração, pesquisar tópicos, frequência e histórico de atualizações, para rapidamente conseguir performance, gerenciando a desordem que geralmente acontece nesse tipo de fluxo de trabalho.

O Teradata Messaging Digital preve a criação de conteúdo focada no essencial para impulsionar o marketing eficaz, motivo pelo a mais recente plataforma de marketing digital oferece integração de gerenciamento de conteúdo com gerenciamento de campanhas. Ao combinar os recursos de gerenciamento de campanha com a distribuição digital, os clientes podem fazer uso de modelos pré-definidos para garantir a consistência da mensagem e impacto da marca, enquanto continuamente atualizando o conteúdo de cada mensagem.

Ozone

Devido a demanda do mercado, a Teradata acelerou a expansão no setor através da aquisição de maio passado da Ozone Online, agência criativa com sede em San Francisco, na Califórnia, que está oferecendo consultoria estratégica de marketing, experiência criativa e serviços de execução de campanha de marketing digital globalmente. Ela inclui planejamento estratégico e conceitos criativos para pré e pós-vendas, análise e otimização, soluções integradas de geração de demanda e as melhores práticas da indústria. Esta unidade ajuda a criar programas de marketing cross-canal que levam a engajamento e fidelização.

A American Eagle Outfitters, marca de moda jovem, utiliza múltiplos canais — mala direta, e-mail e SMS — para determinar a melhor forma de comunicar com seus clientes da chamada geração ''millenials' com taxa média de 7 a 8% de abertura das mensagens de 50% de mensagens personalizadas.

A Hertz agora é capaz de oferecer uma média de 56 mil contatos em tempo real, em múltiplos canais, para oferecer aos clientes individuais uma experiência de marca consistente globalmente. A Procter & Gamble  enfrentou desafios significativos para aproveitar os dados de mais de 4,5 bilhões de clientes globais e engajar os clientes online em uma visão única. Com Teradata Customer Interaction Manager, a P&G pode agora acompanhar engajamento e comportamento de milhões de clientes e fornecer mensagens mais personalizados e interações adequadas.

"Para a maioria das empresas hoje em dia, a experiência do cliente é fraturada e inconsistente, especialmente no que se refere aos canais digitais", disse Darryl McDonald, presidente da Teradata Aplicações de Marketing. "Com esses últimos avanços para a nossa Nuvem de Marketing Integrado, os clientes poderão alcançar a visão holística, controle e consistência que as promessas de marketing orientadas a dados. Nós vamos ajudá-los a obter mais de seus dados de clientes e aplicações integradas de marketing para que eles possam fazer mais para personalizar interações, informar melhor o seu marketing e planejamento de negócios e gerar mais receita."

*O jornalista viajou a Nashville a convite da Teradata.

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