TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Centro de operações do satélite da Telebras obtém certificado Tier IV

Postado em: 22/08/2016, às 14:26 por Redação, com informações da assessoria de imprensa

O Uptime Institute concedeu o "Design Certification Award from the Tier IV Certification of Design Documents" ao projeto de infraestrutura crítica do Centro de Operações Espaciais Principal Brasília (COPE – P) da Telebras. O COPE-P e o secundário (COPE-S), localizado no Rio de Janeiro, abrigarão os Data Centers para operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

No Brasil, apenas um Data Center do setor privado possui certificação Tier IV e o projeto da Telebras é o primeiro a ser certificado neste nível em órgãos e empresas públicas.

A Telebras, em conjunto com as Forças Armadas, estabeleceu como premissas que o site principal (COPE-P) deve possuir classificação TIER IV, enquanto o site secundário (COPE-S) e as estações de acesso, a classificação TIER III, em função da necessidade de operação contínua do sistema, que envolve a segurança nacional, segundo a estatal.

A classificação TIER IV é o mais alto nível de disponibilidade e confiabilidade para a infraestrutura de uma instalação de missão crítica. A classificação TIER IV é conhecida como "Fault Tolerant" (tolerante a falhas), em que o site certificado é supostamente imune a qualquer paralisação de infraestrutura.

A certificação envolveu profissionais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, representados pela Telebras, e do Ministério de Defesa, representados pala CCISE/CISCEA – Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais/Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

Todos os projetos foram desenvolvidos em tecnologia BIM (Building Information Modeling), que cria digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção, sendo todos os desenhos e compatibilização das instalações realizados em 3D, permitindo a visualização da obra em nível de detalhamento real.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial