Philips anuncia cisão de seus negócios de iluminação, saúde e eletrônica de consumo

0

A Philips anunciou nesta terça-feira, 23, a realização de uma cisão de seus ativos nas áreas de iluminação e saúde, beleza e eletrônica de consumo para a formação de dois negócios separados, como parte da estratégia para capitalizar as mudanças pelas quais atravessa o mercado. Assim, uma das empresas será focada em soluções de iluminação, que vai continuar a se chamar Philips, e a outra voltada  a soluções de cuidados com a saúde, beleza e eletrônica de consumo, denominada Health Tech. As duas companhias ficarão localizadas na Holanda.

"Aprecio a magnitude da decisão que estamos tomando, mas é a hora certa para dar o próximo passo estratégico para a Philips, na medida em que continuamos em nossa transformação", disse Frans van Houten, CEO da Philips, em comunicado. "Ambas as empresas serão capazes de fazer os investimentos necessários para impulsionar o crescimento e a lucratividade da unidade e gerar muito mais valor para nossos clientes, funcionários e acionistas", acrescentou o executivo, declarando que ainda é muito cedo para afirmar quantos funcionários serão demitidos com a reestruturação.

De acordo com a companhia, os negócios com o setor de cuidados da saúde, agora denominado Health Tech já tem posições de liderança em, por exemplo, saúde oral, informática em saúde, ecografias, tratamentos cardíacos e de saúde em casa, servindo a um mercado total estimado em mais de 100 bilhões de euros. Já o negócio de soluções de iluminação, líder mundial em um mercado crescente estimado em mais de 60 bilhões de euros, vai se beneficiar de maior velocidade e agilidade em suas operações para fornecer inovação e acesso ao mercado de capitais para impulsionar o crescimento de sistemas e serviços de iluminação LED.

Como resultado das mudanças, a Philips espera obter uma economia de custos de 300 milhões de euros em 2016, porém, a reestruturação também irá incorrer em custos adicionais de cerca de 50 milhões de euros.

Reestruturação

A empresa tem procurado nos últimos anos focar seus negócios em áreas de crescimento, inclusive com a venda de algumas empresas. Antes do anúncio desta terça-feira, a empresa foi estruturada em torno de três linhas de negócios: serviços de saúde, estilo de vida do consumidor e de iluminação.

No ano passado, a Philips anunciou a venda de sua filial de entretenimento e estilo de vida, que produzia aparelhos de som e DVD players, depois de vender sua conturbada divisão de TVs em 2012, que acumulou perdas de quase 1 bilhão de euros desde 2007, devido à acirrada concorrência. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.