Apenas três fabricantes de software detêm, juntas, 83% do mercado nacional de ERP

4

Embora o mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial (ERP) seja o segundo que mais cresce globalmente, atrás apenas da China, apenas três fabricantes de software de ERP — Totvs, SAP e Oracle — detêm, juntas, 83% do mercado nacional, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou nesta quinta-feira, 24, a 25ª edição da Pesquisa Anual do Mercado Brasileiro de Administração e Uso de Tecnologia de Informação nas Empresas.

De acordo com o levantamento, a Totvs lidera o mercado de sistemas de gestão com 37% de participação, seguida pela SAP com uma fatia de 30% e a Oracle, com 16% — os 17% restantes estão distribuídos entre empresas como a Infor, QAD, Senior e StarSoft, entre outras.

No entanto, quando considerado somente o segmento de grandes empresas, a SAP domina com 52% de market share, acompanhada da Oracle com 21% de participação e a Totvs, com 20%. Por outro lado, ao analisar apenas do mercado de pequenas empresas, a Totvs prevalece com 52% de participação, ficando a SAP e a Oracle com 9% cada uma, e os 30% restantes estão distribuídos entre empresas menores.

Na consulta feita pela FGV com 2,3 mil grandes e médias empresas que atuam no país, 84% delas disseram ter um sistema de gestão integrado ou módulos de um pacote, tais como de gestão contábil, de folha de pagamento, RH, ativos, materiais, entre outros.

O cenário não é muito diferente no segmento denominado pela FGV de inteligência analítica, que engloba sistemas de business intelligence (BI), business analitycs (BA), CRM e outros de apoio ao executivo. Nesse mercado, que continua responsável por parte significativa dos lucros dos grandes fabricantes de software, cinco empresas — SAP, Oracle, Totvs, Microsoft e IBM, nessa ordem — detêm 81% dos negócios.

A divisão de participação está distribuída da seguinte forma: SAP com 25%, Oracle com 21%, Totvs, 16%, IBM, 10%, e Microsoft Dynamics, 9%. Os outros 19% são detidos por empresas menores.

Um PC por segundo

A pesquisa da FGV também revela que o Brasil tem hoje 136 milhões de computadores em operação, dos quais 18 milhões são tablets, o que dá uma densidade de 67% per capita, ou dois computadores para cada três habitantes. A projeção é que, nos próximos dois anos, a relação chegue a um computador por habitante, ou seja, cerca de 200 milhões.

Ainda de acordo com o levantamento, o total de máquinas em uso continua dobrando a cada quatro anos, desde 2000. No ano passado, foram vendidos 22,6 milhões de computadores no país, e a previsão para este ano é que esse número atinja 24,8 milhões de unidades.

Na avaliação do professor Fernando Meirelles, responsável pela pesquisa, os preços mais acessíveis permitiram a popularização dos computadores nos últimos dois anos. Segundo ele, as vendas continuarão a crescer neste ano — a previsão é um aumento de 10% —, sendo mais em notebooks que em desktops e mais em tablets que em notebooks, sendo que em maio esses equipamentos devem responder por 40% das vendas.

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!
    Sou Analista de Negócios e no momento estou efetuando pesquisa de mercado a procura de uma solução para o ramo de Agroindústria.
    Posso entender então, que dentre as soluções apontadas nessa matéria, a TOTVS seria a melhor indicação?

  2. Gostaria de saber,se vocês vendem softwares de outras empresas,porque temos um software de TABELA DE PREÇO DIGITAL,gostariamos de ter parceria para vocês venderem,se enteressados ligarem no numero:41 3537-4989

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.