A Stratasys, fabricante de impressoras e sistemas de impressão em 3D, e a MakerBot Industries LLC, empresa que atua no mesmo segmento, assinaram acordo definitivo para fusão de suas operações. A transação, avaliada em US$ 403 milhões, será feita por meio da troca de ações, com base no preço das ações da Stratasys (US$ 84,60) do dia 19 de junho, data do fechamento do acordo. O negócio está previsto para ser concluído no terceiro trimestre, pois está sujeito a aprovações regulatórias e outras condições de praxe.
Conforme os termos do acordo, a Stratasys emitirá inicialmente cerca de 4,76 milhões de ações em troca de 100% do capital social da MakerBot. Com base no desempenho futuro, a Stratasys se compromete a fazer uma emissão adicional para os investidores da MakerBot de até 2,38 milhões de ações até o fim de 2014, elevando o montante inicial.
Segundo as empresas, a fusão deverá impulsionar ainda mais a o mercado de impressão 3D, expandindo a oferta de produtos da Stratasys. Após a conclusão da transação, a MakerBot vai operar como uma subsidiária separada da fabricante, mantendo sua estratégia e identidade próprias.