A Apple e a Motorola Mobility, divisão de mobilidade do Google, chegaram a um acordo na última segunda-feira, 29, para retirar 14 patentes em processos que correm num tribunal da Flórida (EUA), cujo julgamento deve ocorrer em agosto de 2014. Segundo o blog especializado em patentes Foss Patents, a Motorola abriu mão de oito patentes em sua ação e a fabricante do iPhone, de seis. Agora, as empresas brigam por quatro patentes cada.
A disputa entre as companhias se arrasta desde 2010, antes da aquisição da Motorola pelo Google, quando a empresa acusou a Apple de usar indevidamente patentes de sua propriedade. Recentemente, a Câmara de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) invalidou quatro patentes que a Motorola acusava a Apple de ter violado, mas a companhia entrou com apelação.
Além disso, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) determinou que o Google libere as patentes de padrões essenciais da indústria da Motorola Mobility por meio de licenciamento. Contudo, no processo contra a Apple, uma empresa acusa a outra de infringir patentes que não são consideradas essenciais, gerando um impasse ainda maior.