A Alyiun, divisão de computação em nuvem do gigante chinês do e-commerce Alibaba anunciou nesta quarta-feira, 4, que está abrindo um data center no Vale do Silício, na Califórnia, o primeiro da companhia nos Estados Unidos, na medida em que expande seu negócio de computação em nuvem para além da China. O valor investido no novo data center não foi divulgado.
O novo data Center atenderá inicialmente empresas chinesas com base nos EUA, mas, no segundo semestre, deve ter seus serviços estendidos a clientes internacionais, incluindo empresas americanas, do sudeste da Ásia e da Europa, segundo informações do The Wall Street Journal. A Aliyun já possui data centers nas cidades chinesas Hangzhou, Qingdao, Pequim, Shenzhen e Hong Kong.
De acordo com Sicheng Yu, vice-presidente e chefe de negócios internacionais da Aliyun, a unidade de computação em nuvem do Alibaba ainda está aprendendo a atender as necessidades das empresas não chinesas."Sabemos muito bem o que os clientes chineses precisam, e agora é hora de aprender o que os clientes dos EUA precisam."
A receita da unidade de computação em nuvem do Alibaba é pequena quando comparada com a de suas operações de e-commerce. No entanto, como as transações nos sites do Alibaba crescem rapidamente, analistas acreditam que os serviços de gerenciamento de dados podem se tornar um grande negócio para a empresa daqui para frente.