Com o preço final das ações definido a US$ 26 para sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), o Twitter estreou nesta quinta-feira, 7, na Bolsa de Nova York (NYSE) com uma valorização recorde: os papéis da empresa abriram o pregão negociados a US$ 45,10 e às 11h17 (horário de Nova York) eram cotados a US$ 46,15.
Em relação aos US$ 26, o preço de abertura representa uma alta de 73%, sendo que nos primeiros 10 minutos de negócios, a valorização chegou a 91%, com os papéis cotados a US$ 49,41. Na verdade, o valor estabelecido para o IPO era válido para a venda de cada uma das ações na noite de quarta-feira, 7, aos primeiros compradores — grandes investidores e fundos de investimentos. A ação é negociada sob o código "TWTR".
A rede de microblogs lançou 70 milhões de ações e, naquele mesmo horário (11h17), já havia vendido 54,6 milhões de ações. Mas as chamadas entidades colocadoras — os bancos de investimentos Goldman Sachs, Morgan Stanley, JP Morgan, Merrill Lynch e o Deutsche Bank — terão a opção de comprar 10,5 milhões de ações adicionais durante os próximos 30 dias.
No decorrer do pregão, as ações do Twitter chegaram a atingir o pico de US$ 50,09, mas encerram o dia cotadas a US$ 44,90, uma ligeira queda de 0,44% em relação ao preço de abertura. Mesmo assim, o IPO foi considerado bem-sucedido por analistas de Wall Street.
A título de comparação, os papéis do Facebook, no IPO realizado pela rede social em maio do ano passado, abriram cotados a US$ 42,99 cada, mas encerraram o pregão na bolsa eletrônica Nasdaq negociados a US$ 38,23, apenas 0,61% a mais que o preço fixado pela empresa para a abertura de capital.