Planos de Saúde seguem no topo do ranking de reclamações do IDEC

0

Abrindo a semana do Dia Mundial do Consumidor, o Idec divulgou nesta segunda-feira, 12, o seu ranking anual de atendimentos. Pelo sexto ano seguido, o setor de Planos de Saúde é o campeão, com 23,4% das dúvidas e reclamações recebidas pelo Instituto.

A principal queixa dos associados sobre planos de saúde continua sendo reajuste abusivo, principalmente de planos coletivos, que não são regulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O percentual de casos envolvendo reajustes corresponde a 45% – ou seja, quase metade dos atendimentos. Em contraponto, houve queda do número de reclamações sobre descredenciamento, que corresponde a 2,1% das dúvidas de 2017, enquanto em 2016 atingiu 8,5%.

Pela primeira vez, Produtos ficou na segunda posição, com 17,8%, seguido por Serviços Financeiros (16,7%); Telecomunicações (15,8%); e Água, Energia e Gás (7,2%) – que ganhou uma categoria no Ranking em 2017.

No total, o Idec registrou 6.583 atendimentos no ano passado, dos quais 2.791 (42%) tratavam de dúvidas relacionadas a processos judiciais, em sua maioria relativos a planos econômicos. "Esse aumento era esperado em função das notícias sobre o acordo de planos econômicos, já que muitos associados ansiavam por uma saída para esse impasse", destaca Igor Marchetti, advogado e analista de relacionamento com o associado do Idec

Os outros 3.792 questionamentos foram relativos à problemas de consumo.3

Confira o ranking dos últimos três anos.

Produtos, Serviços Financeiros e Telecomunicações

Uma das novidades desse ano é o crescimento das demandas sobre Produtos. Desde 2015, o setor vem subindo uma posição por ano. Em 2017, o maior motivo das dúvidas estava relacionado a produtos com defeito (31%), seguido por descumprimento de oferta (14%) e informação inadequada (10%).

Já o setor de Serviços Financeiros caiu uma posição no ranking, mas segue com um percentual alto de demandas. As principais dúvidas e reclamações são referentes a cartão de crédito (26%); problemas com conta corrente e poupança (24%); e crédito pessoal (9%).

Considerando o setor como um todo, a principal queixa diz respeito à falta de informação adequada, que gerou 21% dos atendimentos, seguida por cobrança de tarifas e taxas (12%).

Telecomunicações, no ano passado, ficou com a quarta posição. Apesar de ter se mantido na mesma posição de 2016, o percentual de 2017 é o maior registrado pela área desde 2010. TV por assinatura (30%), seguidos por problemas com telefonia móvel (29%) e internet (9%) foram os temas mais questionados.

Entre os motivos de reclamação do setor, alteração unilateral do contrato, cobrança por serviço não solicitado e cobrança indevida dividem o primeiro lugar, com 18% das demandas cada.

Novidades do Ranking

Uma novidade do ranking deste ano foi o aumento de atendimentos sobre Água, Energia Elétrica e Gás. Com isso, esses serviços passaram a aparecer no ranking como uma categoria própria, diminuindo o percentual classificado como Outros.

Mais da metade das demandas diz respeito à cobrança de tarifas e taxas, responsável por 56% dos atendimentos, seguido por cobranças de serviços não solicitados, com 20%.

Em 2017, a cobrança indevida de serviços embutidos na conta de luz da Eletropaulo levou o Idec a mover uma ação judicial sobre o tema,

Fórum de Relacionamento e Atendimento ao Cliente

O Fórum de Relacionamento e Atendimento ao Cliente, que acontece dia 11 de abril, em São Paulo vai ter uma painel para discutir qual o cenário atual da proteção do consumidor com a participação de Ana Carolina Pinto Caram Guimarães , diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon do Ministério da Justiça; Elisa Vieira Leonel, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel e Frederico Villela Chein Cortez, gerente geral de Operações Fiscalizatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mais informações e programação completa no site www.forumderelacionamento.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.