Os gastos mundiais com publicidade online totalizaram R$ 36,6 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2011, de acordo com dados do Interactive Advertising Bureau (IAB). Segundo o levantamento, a publicidade em dispositivos móveis foi a categoria que registrou o crescimento mais acelerado, embora ainda represente uma pequena parcela do mercado (9%).
Os anúncios em plataformas móveis somaram US$ 3,4 bilhões, elevação de 111% em relação à receita de US$ 1,6 bilhão obtida um ano antes. Apesar do crescimento de três dígitos pelo segundo ano consecutivo, a alta ficou abaixo dos 149% contabilizados em 2011 ante 2010. "O número recorde representa uma mudança de paradigma porque o mercado reconhece o papel da multiplicidade de telas para o alcance efetivo da audiência de consumidores", destacou o presidente e CEO do IAB, Randall Rothenberg. "A mobilidade foi o destaque devido sua ubiquidade e habilidade intrínseca de servir como um painel de controle poderoso", pontuou.
A publicidade em resultados de buscas totalizou US$ 16,9 bilhões — quase a metade (46%) de toda a receita publicitária online. O crescimento desse segmento ficou ligeiramente igual ao mercado como um todo, de 14,5% (veja a tabela abaixo) A categoria de vídeos, ou seja, anúncios exibidos em vídeos na internet, por sua vez, faturou US$ 2,3 bilhões, elevação de 29% na comparação com o US$ 1,8 bilhão de 2011.
Entre as categorias da indústria, o varejo permanece como responsável pelos maiores investimentos em publicidade online, respondendo por 20% do total. Na sequência aparece o setor financeiro, que representou 13% da receita total em 2012.
|
2011 |
2012 |
||
|
% |
US$ |
% |
US$ |
Buscas |
46,5% |
14.768 |
46,3% |
16.916 |
Classificados e diretórios |
8,1% |
2.580 |
6,6% |
2.430 |
Geração de lead |
4,8% |
1.522 |
4,6% |
1.689 |
|
0,7% |
213 |
0,4% |
156 |
Mobilidade |
5,0% |
1.596 |
9,2% |
3.370 |
Displays |
|
|
|
|
– Vídeos |
5,7% |
1.809 |
6,4% |
2.330 |
-Banners e displays |
21,5% |
6.811 |
21,1% |
7.721 |
-Patricínios |
3,5% |
1.121 |
2,3% |
845 |
-Rich media |
4,1% |
1.315 |
3,0% |
1.113 |
Total de Displays |
34,8% |
11.056 |
32,8% |
12.009 |
Fonte: IAB -2013 (Receitas por formato de anúncio, em bilhões de dólares)