O Yahoo divulgou nesta terça-feira, 27, os resultados referentes ao quarto trimestre e a todo ano de 2014. A companhia encerrou o último trimestre do ano passado com lucro líquido de US$ 166 milhões, o que representa uma queda de 52% em relação aos US$ 348 milhões registrados um ano antes. Na mesma base de comparação, a receita teve recuo de 1%, totalizando US$ 1,25 bilhão, ante US$ 1,26 bilhão.
Na divisão por segmentos, a receita com publicidade no formato de display — ou display advertising (anúncios em banners, imagens etc.), como também é chamado — contabilizou US$ 532 milhões, declínio de 4% em relação ao quarto trimestre de 2013. O segmento de buscas na internet também apresentou queda, de 1%, com receita de US$ 467 milhões.
Já em todo o ano de 2014, o Yahoo apresentou lucro líquido 178% maior, saltando de US$ 1,3 bilhão para US$ 7,5 bilhões, comparado a 2013. A receita, por sua vez, totalizou US$ 4,61 bilhões, queda de 1% em relação a US$ 4,68 bilhões na mesma comparação.
Spin-off
A companhia também anunciou seu plano de realizar a cisão (spin-off) de sua participação no gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba, o que resultará em uma nova empresa, atualmente chamada de "SpinCo." De acordo com o Yahoo, a nova empresa deterá todas as 384 milhões de ações remanescentes do Yahoo no Alibaba, avaliadas em US$ 40 bilhões.
"Durante todo o meu mandato na empresa, temos trabalhado incansavelmente em uma alternativa eficiente em termos fiscais, que maximizaria o valor do nosso investimento no Alibaba para os nossos acionistas", declarou a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, em comunicado.