Kaspersky Lab descobre nova ciberameaça relacionada ao "CozyDuke"

0

O grupo Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky Lab ( GReAT) publicou uma nota na qual descreve uma nova campanha de ciberespionagem avançada que utiliza malware para infectar entidades relevantes e muito específicas. Acredita-se que, nos Estados Unidos, a Casa Branca e o Departamento do Estado estão entre os alvos, embora a lista do atacante também inclua organizações governamentais e entidades comerciais na Alemanha, Coreia do Sul e Uzbequistão.

Além do foco muito preciso em vítimas de alto padrão, o ator apresenta outras características preocupantes, embora fascinantes, que incluem o uso de recursos de criptografia e antidetecção. Por exemplo, o código busca a presença de vários produtos de segurança com o objetivo de invadi-los. Entre eles, estão: Kaspersky Lab, Sophos, DrWeb, Avira, Crystal e Comodo Dragon.

Conexão com outros atores de ciberespionagem

Os especialistas em segurança da Kaspersky Lab desmascararam a forte funcionalidade maliciosa do programa, assim como semelhanças estruturais nas ferramentas das campanhas de ciberespionagem MiniDuke, CosmicDuke e OnionDuke; operações que, segundo vários indicadores, são administradas por autores russos. As observações da Kaspersky Lab mostram que MiniDuke e CosmicDuke estão ativos e atacando organizações diplomáticas, embaixadas, energia, companhias de gás e petróleo, telecomunicações, militares e instituições acadêmicas e de investigação em vários países.

Método de distribuição

O ator do CozyDuke frequentemente infecta seus alvos com e-mails que contêm um link para um site da web hakeado – às vezes, trata-se de sites legítimos de alto padrão, como 'diplomacy.pl'  – que abriga um arquivo ZIP infectado com um malware. Em outras operações bem-sucedidas, o ator envia vídeos flash falsos com arquivos executáveis maliciosos, como e-mails anexos.

O CozyDuke utiliza uma porta traseira e um "dropper" (instalador). O programa malicioso envia informações sobre o alvo do servidor de comando e controle, e recupera arquivos de configuração e módulos adicionais que implementam alguma funcionalidade extra necessária para os atacantes.

"Vigiamos o MiniDuke e o CosmicDuke por dois anos. A Kaspersky Lab foi a primeira a avisar sobre os ataques do MiniDuke em 2013, e as amostras mais "antigas" conhecidas desta ciberameaça são de 2008. O CozyDuke está definitivamente conectado a estas duas campanhas, assim como a operação de ciberespionagem OnionDuke. Cada um destes atores continua rastreando seus alvos e nós acreditamos que suas ferramentas de espionagem estão sendo criadas e administradas por russos", disse Kurt Baumgartner, investigador principal de Segurança do Time Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky Lab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.