Diversão e Cultura. Com esses dois fatores, o KidZania São Paulo, o primeiro parque temático do grupo mexicano KidZania no Brasil, presente em 17 países, recebe diariamente centenas de famílias visitantes em busca de lazer, além dos cerca de 500 funcionários. Para suportar esse ambiente de missão crítica, a direção do parque investiu em tecnologia e em infraestrutura da rede da fabricante japonesa Allied Telesis, como switches e equipamentos de redundância de rede para atender o intenso tráfego de dados, voz e imagem.
O CIO da unidade brasileira do KidZania, Olavo Soares, afirma que a tecnologia está por todos os lados, desde a entrada da criança no Parque até a saída, passando pelos diferentes ambientes, atividades desenvolvidas, monitoramento das 340 câmeras espalhadas pelos 8.500 m2 de área construída, manutenção dos equipamentos, sistema de gestão empresarial etc.
"Ao ingressar no KidZania, o cliente recebe uma pulseira com leitura por RFID que vai sendo alimentada com os dados da criança, locais visitados, horários, atividades realizadas, sendo possível fazer um levantamento do histórico de sua passagem pelo Parque em poucos segundos, incluindo sua localização", completa o CIO. "É possível localizar qualquer criança imediatamente, garantindo sua integridade física. Tudo é monitorado em tempo real com total segurança para as crianças e seus familiares", reforça.
O projeto
Para que tudo funcionasse perfeitamente, sem paralisações na rede e outros problemas que pudessem colocar em risco o funcionamento e segurança do Parque, uma robusta infraestrutura de rede foi montada no local, que conta com três CPD's, um para cada setor da mini-cidade. Cada CPD, sinalizado por uma cor, é suportado por um determinado número de switches, que foram especificados de acordo com a necessidade da demanda. No total, são aproximadamente 20 switches Allied Telesis, incluindo os equipamentos de redundância de rede, que suportam o intenso tráfego de dados, voz e imagem. "Os produtos da Allied Telesis têm se mostrado eficientes em todas as situações, mantendo a operação com alto nível de disponibilidade", garante Olavo Soares.
Além do CPD onde foram instalados os equipamentos de rede da Allied Telesis, a área de TI do KidZania administra também a sala de controle de monitoramento das câmeras de segurança, cuja informações também trafegam pela rede implantada pela Allied Telesis, em parceria com o integrador deste projeto, a Phonoway.
Para Soares, a robustez dos equipamentos e o cumprimento dos prazos na entrega da solução, foram fundamentais para o sucesso do projeto. "Desde o início, os engenheiros da Allied tiveram uma participação fundamental neste projeto em parceria com outros fornecedores, nos apoiando em todas as etapas, desde a arquitetura da rede, seleção de equipamentos, implementação, testes até a inauguração do Parque. Sem essa postura colaborativa, o desafio não teria sido cumprido", destaca o CIO que ressalta "a implementação se deu num prazo recorde, em menos de seis meses estava tudo rodando", comemora.
A KidZania Brasil já sinalizou novos investimentos no país para os próximos anos, que seguem na direção de replicar o modelo de sucesso de infraestrutura de rede fornecida pela em São Paulo para as futuras unidades. "A meta é inaugurar três unidades no Brasil no prazo de 10 anos", prevê o executivo..
Histórico
Inaugurado em dezembro de 2014, praticamente às vésperas do Natal, o KidZania São Paulo, localizado no 2º Subsolo do Shopping Eldorado, chegou com a proposta de oferecer ao público infanto-juvenil (crianças de 4 a 14 anos) aprendizado enquanto brincam, inaugurando um conceito que preferem chamar de "Edutenimento".
Concebido no modelo de uma mini-cidade, o KidZania promove experiências práticas que simulam a rotina de diversas profissões em estabelecimentos, tais como: lojas, indústrias, restaurantes, cinemas, hospitais etc. Toda a infraestrutura por trás desse universo de entretenimento foi minuciosamente planejada para receber o público infantil, de acordo com os padrões internacionais praticados pelo Grupo ao redor do mundo, em termos de qualidade de atendimento ao público, segurança, higiene, limpeza, conforto e acessibilidade.