TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Embraco usa impressão 3D para peças de protótipos funcionais

Postado em: 19/08/2019, às 18:06 por Redação

A fabricação de protótipos costuma ser processo demorado e caro, que geralmente exige a participação de vários setores de uma empresa e a aplicação de técnicas distintas, desde artesanais até processos fabris como usinagem ou moldagem. Para usufruir de maior liberdade e agilidade, a Embraco (de Joinville, SC), empresa global que produz soluções para refrigeração, utiliza desde dezembro de 2018 a tecnologia de impressão 3D da Stratasys para a produção de protótipos funcionais.

Segundo Stephanie Sell, supervisora da Oficina de Protótipos da Embraco, a impressão 3D permite à empresa produzir peças plásticas com mais agilidade e torna mais fácil o design de peças. "Antes da impressora, usinávamos 100% dos protótipos com material plástico", explica.  

A impressora 3D utilizada é o modelo Fortus 450mc. "A máquina possibilita a produção de peças para protótipos funcionais, usadas em testes por serem em materiais compatíveis com nossos compressores. Além disso, esse modelo de impressora produz peças aplicáveis em temperatura de até 216°C, e com material de alta resistência reforçado com fibra de carbono. Exatamente o que buscávamos para complementar o nosso processo na oficina de protótipos", afirma Stephanie.

Ela explica que a principal motivação para a aquisição da impressora 3D foi a possibilidade de produção mais rápida das peças plásticas, especialmente da câmara de sucção, um componente do compressor. A empresa também utiliza o equipamento para a impressão de protótipos de peças de unidades condensadoras, além de dispositivos de controle e de inspeção e de ferramentas de suporte à manufatura.

"Os protótipos funcionais são utilizados para que as empresas possam realizar testes de validação antes da produção da peça ou item final. A impressão 3D permite que eventuais ajustes em um protótipo sejam feitos em única sessão, diferente de como acontece com a usinagem, por exemplo. Os tempos e custos são infinitamente menores", afirma Anderson Soares, territory manager da Stratasys.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial