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Como fazer sua Transformação Digital falhar em 4 passos

Postado em: 26/11/2018, às 17:55 por Tiago Magnus

Disciplina, planejamento e liderança são três pontos essenciais para quaisquer processos que envolvam a cultura organizacional. A falta destes pilares são, também, os principais motivos para uma estratégia de transformação digital falhar. A empresa pode ter todo o budget do mundo para investir em inovação, assim como pode contar com colaboradores engajados e prontos para assumir novas responsabilidades. Porém, quando as tomadas de decisão não estão pautadas nesse trio de conceitos, nenhuma ação fará sentido.

  1. Falta de clareza

Segundo Jürgen Meffert, "a principal armadilha dos CEOs é não entender o digital corretamente". Para ele, não é um problema de TI, mas sim uma falha que afeta toda a organização. Atualmente, muitas empresas estão tão afoitas por inovar e seguir as tendências apresentadas pelo mercado, que se esquecem sobre a importância de, primeiramente, entender a real necessidade de seguir por este caminho.

Tenha indicadores de mensuração, conte com o auxílio de ferramentas de análise para enxergar melhor o caminho adiante. "Você precisa ter KPIs. Você precisa de novos processos orçamentários, não os processos anuais de orçamento. Você precisa de talentos e decisões que são muito diferentes dos tradicionais".

  1. Achar que ainda há tempo

A falta de urgência é o outro motivo para a transformação digital falhar. Sim, é preciso respeitar o tempo dos processos. No entanto, também é necessário entender que já estamos atrasados. Em um mundo que está em constante transformação, esperar demais é a forma perfeita para perder o timing dos acontecimentos. Não pense que a sua empresa tem todo o tempo do mundo. Planeje para começar ontem.

Meffert cita o exemplo das pesquisas de mercado tradicionais, que não saem muito do lugar comum. Segundo ele, "é como perguntar aos deficientes visuais quais são suas cores preferidas". Se o cliente não sabe o que quer e o gerente de produtos ainda não chegou à conclusão sobre como deve ser o seu próximo lançamento, o segredo é manter-se com a versão mais viável. É por isso que é preciso ser ágil. Não vivemos mais em um mundo estável, não temos mais vários anos para planejar nossos próximos passos. As coisas mudam constantemente e a uma velocidade impressionante.

  1. Atirar para todos os lados

Você certamente se lembra do ditado popular que diz "mais perdido que cachorro em dia de mudança". Uma transformação digital sem planejamento é o cachorro em dia de mudança. Não atire para todos os lados. Traçar estratégias, metas e objetivos é imprescindível para saber onde e quando atirar. Qual é a sua mira? E agora? E na próxima semana? Estabeleça um passo a passo com datas – mas, sabendo que a Transformação Digital está em constante adaptação, não crie metas para os próximos anos. Pense menor: próximas semanas ou poucos meses.

Inclua também os menores detalhes na sua lista – dos contatos de fornecedores aos dias para o treinamento de funcionários, da semana dedicada às mudanças estruturais até os estágios de implantação, mês a mês. Escolha as ferramentas necessárias para te auxiliar nesse processo e trace um plano de ação. Organize-se e mantenha o foco.

  1. Não entender o próprio negócio

O não reconhecimento da estrutura empresarial e do procedimento adotado para a adaptação da cultura organizacional às mudanças talvez seja o principal motivo para a transformação digital falhar. No entanto, falamos mais especificamente sobre o próprio negócio. Qual são a missão e a visão da empresa? Existe uma estrutura adequada para abraçar a tecnologia? O que será preciso mudar para que a transformação ocorra sem empecilhos? Quais são as habilidades que a sua equipe já possui e quais precisarão de alternativas mediante a implementação de novos sistemas e processos? O seu time está preparado para a mudança? Caso não esteja, como é possível prepará-los adequadamente?

Essas são perguntas básicas, porém ignoradas por muitos quando não há planejamento no processo de inovação. Vale reiterar, aqui, que o entendimento da estrutura da empresa parte, essencialmente, do próprio CEO, diretor ou fundador. Segundo Meffert, esse profissional desempenha papel preeminente na condução da transformação digital.

"O único que consegue fazê-lo é o CEO. É preciso abranger o tópico e torná-lo prioridade. É preciso ter consistência na comunicação com a organização. É preciso agir decididamente. É preciso empoderar pessoas que ajudam a conduzir essa mudança. É preciso, também, dispensar pessoas que atrapalham o caminho. E outro ponto importante: não existe passagem de volta e é isso o que um CEO precisa irradiar. É preciso deixar claro que se trata de uma maratona, e não de uma corrida de velocidade."

Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com.

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