IPO do Facebook expõe forças e fraquezas da maior rede social do mundo

    0

    Depois de muita especulação, o Facebook registrou, na quarta-feira, 1ª de fevereiro, sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) para levantar US$ 5 bilhões. O valor é menor do que as previsões de mercado, que apontavam para US$ 10 bilhões, mas muito superior ao US$ 1,9 bilhão levantado pelo Google em 2004.  O IPO  do Facebook sugere que a rede social vale hoje entre US$ 75 bilhões e US$ 100 bilhões.

    A estréia da empresa no mercado ainda depende da definição de preços das suas ações, mas a oferta inicial já clarificou uma série de aspectos relacionados com forças e fraquezas da rede social, que foram objeto de forte especulação da imprensa mundial nos últimos meses.

    Confira alguns dados oficiais do Facebook:

    • 845 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.
    • Receita de US$ 3,7 bilhões em 2011 (abaixo das estimativas de mercado, de US$ 4,3 bilhões), contra quase US$ 2 bilhões em 2010 e US$ 777 milhões em 2009.
    • Maior parte da receita (US$ 3,1 bilhões) origina-se de publicidade no site. Outros US$ 557 milhões vêm do compartilhamento de receitas, sobretudo as geradas com jogos Zynga, como "FarmVille" e "CityVille". Cerca de 12% da receita da rede social de 2011 vieram da Zynga.
    • Lucro líquido de US$ 1 bilhão em 2011, contra US$ 606 milhões em 2010 e US$ 229 milhões em 2009.
    • Crescimento de 69% na receita de anúncios em 2011, devido ao aumento do número de anúncios (42%) e crescimento do preço médio por anúncio entregue (18%).
    • Os gastos com marketing e vendas aumentaram 132% em 2011, para US$ 427 milhões, devido principalmente ao aumento de 46% no quadro de pessoal para suporte global de vendas, desenvolvimento de negócios e atendimento ao cliente.
    • O Facebook reconhece que a falta de exibição de publicidade através de suas propriedades móveis — que atraem 425 milhões de usuários ativos mensais – pode afetar negativamente sua receita e resultados financeiros. Reconhece a necessidade de rentabilizar essa audiência de celular em rápido crescimento, antes que a situação se torne um problema.
    • A empresa considera como principais concorrentes o Google, a Microsoft e o Twitter, além do Cyworld na Coréia; do Mixi, no Japão; do Orkut (Google), no Brasil e na Índia; e do vKontakte, na Rússia.
    • Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, ganhava US$ 500 mil por mês em 2011 e tinha remuneração total de quase US$ 1,5 milhão, incluindo uso pessoal de avião fretado. Sua participação no Facebook é de 28,4%.
    • O Morgan Stanley está à frente do IPO do Facebook, com ajuda do JPMorgan Securities, Goldman Sachs, Merrill Lynch, Barclays Capital e Allen & Company.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.