O serviço de música por assinatura Spotify anunciou nesta quarta-feira, 28, o início das operações no mercado brasileiro. A empresa fundada na Suécia em 2006 oferecerá assinatura gratuita, que inclui a veiculação de propaganda, além de um modelo sem anúncios com mensalidade de US$ 6 — cerca de R$ 14,90.
A companhia ganhou fama em 2008 por oferecer modelo "grátis" de distribuição de músicas. Nesse sistema, chamado Spotify Free, a propaganda é inserida no intervalo entre as faixas selecionadas pelo usuário. O usuário que não pagar pelo serviço pode ouvir músicas apenas quando estiver conectado à internet — seja via navegador ou usando um programa da própria empresa.
Já a assinatura Spotify Premium tem mensalidade de US$ 6 — aproximadamente R$ 14,90 no Brasil. Esse modelo não tem publicidade e permite que as músicas sejam baixadas em um aplicativo do Spotify, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android, BlackBerry, iOS ou Windows Phone. O download é feito como em um sistema de "comodato": quando para de pagar, o usuário deixa de ter acesso ao conteúdo. Além disso, não é possível baixar um álbum e gravá-lo posteriormente em um CD, por exemplo.
Apesar da chegada oficial ao país, os brasileiros precisarão usar um cartão de crédito internacional — o pagamento é feito em dólar americano. Em entrevista coletiva para anunciar a chegada ao Brasil, a companhia afirmou que trabalha para oferecer o plano de assinatura em real.