O cloud computing chega aos bancos

0

Recentes estudos de mercado, realizados pelo instituto de pesquisas Gartner e publicados no fim do ano passado, evidenciam que o modelo de cloud computing (computação em nuvem) veio para ficar. Esse não é apenas o tema principal deste ano para analistas de mercado, mas também domina os fóruns de discussões sobre tecnologia da informação em vários locais do mundo.
O recurso tecnológico com elementos de aplicações, processadores, capacidades de armazenamento e centro de cálculo em uma nuvem na internet, virou tema-chave e também será muito abordado no setor financeiro. No Brasil, provedores de data center estão ampliando seus investimentos em infraestrutura para atender a nova onda, enquanto os executivos de TI, que confirmam ser um caminho sem volta, discutem qual a aplicação mais apropriada e segura neste primeiro momento: a nuvem pública, a privada ou a mista.
Sem dúvida, 2011 será o ano em que o cloud compuntig dará seus primeiros passos para que de fato o movimento se torne realidade nas organizações. Fora do Brasil, a tendência, motivada sobretudo pela vantagem da economia de custos, segundo experts, constitui a evolução lógica no setor financeiro. Estudos apontam que cerca de 75% das instituições financeiras utilizarão enterprise cloud computing, ou seja, soluções híbridas de computação em nuvem, o que implica na existência de um meio de cloud privado e outro meio mais aberto, ao qual qualquer funcionário poderia ter acesso.
A principal questão, debatida inclusive nos fóruns internacionais, é se o cloud computing constitui uma aposta válida para os bancos. E a resposta é sim. Nos anos 70 e 80, as instituições financeiras já possuíam um computador central, como um mainframe, cuja vantagem principal era a economia de tempo, pois era possível manter todos os dados centralizados. A grande diferença é que o cloud computing atual se baseia no fato de que a informação passe a estar "pendurada" no cloud, não requerendo uma infraestrutura própria ou cara.
A contribuição que a computação em nuvem pode trazer ao setor bancário é muito elevada. E as vantagens também. A principal delas é a flexibilidade que uma tecnologia com essas características pode proporcionar. Além de possibilitar, entre outros benefícios, o "pagamento por uso", isto é, oferecer uma maneira de mensurar e gerir o serviço de rede dos computadores de forma mais eficiente e flexível, o modelo permite estabelecer os custos de forma variável e os ajustar às suas necessidades reais, dentro de seus ganhos, do número de seus clientes etc.
Como o cloud computing provê um modelo em que o pagamento está atrelado ao serviço utilizado, ele possibilita aumentar ou diminuir a capacidade de utilização. Esta nova estrutura transforma o planejamento dos diferentes departamentos em uma condição mais flexível e ágil, outra vantagem acrescentada. Por enquanto, essa tendência começou a dar os seus primeiros passos, sobretudo porque, atualmente, ainda que se tenha notado a necessidade da migração para este tipo de tecnologia, resta resolver algumas questões antes de colocar em prática todo este processo. A necessidade de uma legislação e uma regulação (fundamentalmente, para os bancos europeus) que ajuste e estabeleça como atuar em caso de catástrofe ou desastre, qual protocolo é o mais adequado em determinados momentos ou a quais auditorias estarão submetidos os fornecedores, faz com que, por enquanto, seja complicado garantir que o setor bancário utilize um cloud computing aberto e transparente.
Daí a urgência de que sejam os fornecedores desses serviços que invistam todos os seus esforços e recursos econômicos para oferecer meios flexíveis no uso de soluções internas e externas. Quanto mais confiança for gerada, maior será a oportunidade de utilizar meios menos privados baseados em dois valores fundamentais: a integridade e a privacidade da informação, dois requisitos indispensáveis para que a confidencialidade dos dados dos usuários não se perca, independente da tecnologia utilizada.
*Miguel Reiser é diretor de business marketing do grupo GFT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.