Banco Central divulgou nesta sexta-feira, 5, que vai disponibilizar um aplicativo que permitirá aos correntistas fazerem reclamações contra bancos por dispositivos móveis. O anúncio feito na coletiva de imprensa para divulgação ranking de reclamações contra instituições financeiras, referente ao primeiro trimestre de 2017. O Banco do Brasil foi o que mais recebeu reclamações consideradas procedentes, seguido pelo Bradesco. Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú.
Nesta sexta, o BC também anunciou que, a partir de agora, os clientes vão poder acompanhar o andamento das reclamações feitas contra bancos pela internet e pelo telefone.
O BC anunciou ainda mudanças no serviço que fornece o ranking de reclamações contra bancos. Uma das alterações está no site do ranking, que trará informações sobre as queixas contra todas as instituições.
De acordo com a instituição, a divulgação do ranking de bancos e conglomerados passará a ser trimestral. No ano passado, o ranking era divulgado mensalmente e, no começo de 2017, passou a ser bimestral..
O BC informou ainda que está sendo elaborado um ranking somente para as financeiras – segmento que vem ganhando importância para os cidadãos que precisam de crédito
O ranking foi dividido entre instituições como mais e menos de 4 milhões de clientes. Os 10 mais com mais de 4 milhões de clientes são:
Instituição percentual número de clientes
1- Banco do Brasil (conglomerado) 25,84% 59.432.237
Reclamações válidas – 1536
2 – Bradesco (conglomerado) 25,82% 92.106.865
Reclamações válidas – 2.379
3 – CEF (conglomerado) 24,61% 84.016.461
Reclamações válidas – 2.068
4 – Santander (conglomerado) 21,87% 37.527.740
Reclamações válidas – 821
5 – Itaú (conglomeardo) 18,66% 68.531.765
Reclamações válidas – 1.279
6 – Banrisul (conglomerado) 13,37% 4.410.257
Reclamações válidas – 59
7 – Votorantim (conglomerado) 7,78% 4.109.589
Reclamações válidas – 32
8 – Midway SA Cred. Fin. Inv. 1,23% 6.451.982
Reclamações válidas – 8
9 – Pernambucanas (conglomerado) 0,91% 4.374.493
Reclamações válidas – 4
10 – Banco do Nordeste do Brasil 0,50% 5.908.110
Reclamações válidas – 3
Fonte: BC – 1o trimestre de 2017
Para obter o índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes do banco e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.