A Câmara de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) decidiu iniciar uma investigação sobre a Samsung, Nokia, ZTE e Huawei, por suposta quebra de patentes e fraude na importação de produtos. O pedido de abertura do processo de investigação foi feito pela InterDigital, desenvolvedora de tecnologia sem fio e de equipamentos de telecomunicações. Ela alega que as empresas violaram algumas de suas patentes, além de burlatem o cálculo de taxas de importação de dispositivos sem fio 3G e 4G e componentes para os Estados Unidos.
De acordo com documento da ITC, emitido na última quinta-feira, 31, os produtos listados no processo são celulares, incluindo smartphones, cartões para celulares, entradas USB, computadores pessoais como laptops, notebooks, netbooks, tablets e outros dispositivos móveis com recursos de celular, pontos de acesso para celulares e modems.
O órgão destaca que seis juízes de direito administrativo farão a análise para confirmar a violação, sendo que a determinação inicial está sujeita à revisão da comissão.
A InterDigital havia pedido à ITC a proibição da importação dos aparelhos no início de janeiro.