Minerva Foods adota inteligência artificial para automatizar classificação de carcaças

1

A Minerva Foods, especialista em exportação de carne bovina e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, implantou uma tecnologia recente para automatizar a tipificação de carcaças em suas operações, que potencializa a capacidade e rendimento da produção.

Com o uso de inteligência artificial, o processo de classificação é capaz de analisar imagens específicas, coletadas durante o processo por meio de câmeras especiais, instaladas dentro das unidades produtivas, e reproduzir em tempo real o padrão de corte em todas as carcaças trabalhadas, de maneira mais ágil e precisa. Dessa forma, a Companhia potencializa a padronização de tipificação de carcaças, além de aumentar a precisão dos dados sobre a produção.

"Para calibrar o novo sistema, foram mais de 30 mil imagens avaliadas e classificadas manualmente. Com essa tecnologia, cada imagem de meia carcaça está sendo avaliada e classificada, em média, a cada 0,8 segundos. O investimento em I.A. é parte do nosso olhar estratégico sobre como a inovação aumenta a nossa produtividade ao mesmo tempo em que resulta em produtos com qualidade superior. Estamos otimizando nossa operação, tornando a produção ainda mais assertiva e padronizada, desde a escolha de fornecedores até o produto final", destaca Silvio Irizawa, Diretor Industrial da Minerva Foods.

Além da classificação da cobertura de gordura nas carcaças, a tecnologia da Minerva Foods disponibiliza informações sobre falhas manuais, de sistema ou equipamento, e presença de pontos atípicos em cada região de corte. O mecanismo ainda permite avaliar melhor os padrões dos fornecedores da Companhia, entender o comportamento do gado por região e montar indicadores para tomadas de decisão.

A empresa ainda reuniu uma equipe de pesquisadores especializados que, em cooperação com os profissionais da Minerva Foods, criou um Termo de Referência Técnica (TRT), que serviu de base para o treinamento inicial da Inteligência Artificial.

Desenvolvidos em parceira com uma startup, a tecnologia está sendo implantada, inicialmente na unidade de Rolim de Moura/RO. A previsão é que em breve, todas as unidades da Minerva Foods já estejam equipadas com o novo mecanismo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.