Sustentabilidade: serviços baseados em tecnologia e modernização dos ativos são fundamentais para a indústria

0

No mercado corporativo como um todo, a sustentabilidade tem ganhado força por uma razão: fornecedores e consumidores estão mais conscientes sobre o tema. Segundo uma pesquisa da Nielsen, 42% dos brasileiros estão mudando hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente. O levantamento apontou que 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo, por exemplo. 

Em relação aos fornecedores, também está havendo mudanças. De acordo com a McKinsey, as cadeias de suprimentos das empresas de consumo normalmente respondem por mais de 80% de suas emissões totais de gases de efeito estufa e mais de 90% de seu impacto na terra, água, biodiversidade e nos recursos geológicos. Isso tem feito as companhias buscar parceiros comprometidos com a sustentabilidade e com uma jornada ESG consolidada. 

Seguindo essa tendência de mercado, com as indústrias isso não é diferente. O segmento tem buscado alternativas que permitam diminuir os impactos no meio ambiente. O movimento tem alterado diretamente os serviços direcionados ao setor. Agora, além de entregar qualidade, eles precisam garantir a sustentabilidade e o bem-estar de toda uma cadeia de negócios.

Modernização dos ativos elétricos

Embora os sistemas elétricos muitas vezes não estejam no topo da lista quando o assunto é prioridade de modernização, esse é um passo fundamental para garantir a sustentabilidade. De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maior parte das ações sustentáveis no setor é em relação ao desperdício de água e energia (91%).

Nesse sentido, tem crescido a busca por serviços que entregam, além de uma análise assertiva, um monitoramento em tempo real sobre como a energia está sendo utilizada e o que pode ser melhorado. A partir disso, é possível diminuir desperdícios de recursos, custos e problemas – como a parada dos equipamentos. 

Outro fator importante é que, diante de um parque industrial cada vez mais moderno, é possível implementar soluções capazes de gerir resíduos e de ser mais eficientes nos mais diversos aspectos, como a descarbonização.

Por isso, é imprescindível que os serviços passem a se moldar nessa direção. Precisam se tornar parte fundamental na modernização dos ativos e, como consequência, fortalecer um tema amplamente discutido: a sustentabilidade. Esse é um caminho inevitável para as empresas que querem se manter relevantes em um mercado cada vez mais responsável e competitivo.

Claudia Guimarães, diretora de Field Services da Schneider Electric Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.